The Little Mermaid (2023) | Opinião
Olá, sussurros!
Que fim de semana bom!
Amanhã vou para Lisboa ver o concerto da Aurora, no sábado vou festejar o aniversário que não fiz o ano passado e estar com aquelas pessoas que me apoiaram incondicionalmente no último ano. Não podia estar mais de coração cheio.
Assim, aqui vai a opinião de um dos meus live-action favoritos... que surpreendeu imenso, sou sincera. E é perfeito para chamar o Verão, não?
A Disney transformou em live-action um dos filmes mais amados da sua panóplia cinematográfica, "A Pequena Sereia".
A animação estreou em 1989 - tendo tanto tempo como eu - e é dos meus filmes favoritos da minha infância, tenha sido pela história, pelas personagens, pela magnífica banda sonora criada por Alan Menken, Às destas coisas da Disney.
Ora, há uns anos atrás, aquando do anúncio que Halle Bailey iria interpretar a famosa sereia, existiu alguma polémica devido ao seu tom de pele não corresponder ao da personagem - aliás, foi a primeira vez que a Disney destoou neste aspecto, quando dos filmes anteriores tentou sempre ir ao que é suposto na animação e até enaltecendo a etnia das personagens originais. Sendo assim, fui daquelas que não gostou, pois a minha Ariel é, e será sempre, branca e de cabelo ruivo, o que tem lógica por ser uma "princesa" europeia, dado que foi escrita por Hans Christian Andersen. Contudo, e apesar de ter criticado esta opção na altura, deixei este pormenor de lado, pois não sou de dizer "ah, não vou ver o filme por causa disto ou daquilo" ou de criticar a performance de Bailey antes de a ver em acção.
Quanto à escolha de Eric, não estive muito a par, pois não queria que a minha visão interferisse com o que poderia vir a ser e, para ser sincera, não estive muito atenta, pois não queria ficar desapontada, dado que é o meu príncipe favorito da Disney.
Assim, quando o trailer saiu, arrepios percorreram os meus braços ao escutar a melodia já minha conhecida e que vive dentro de mim. E, posso dizer que gostei do trailer.
O que se transformou em ter adorado o filme!
Cantei, ri, e chorei, vivi emoções que apenas tinha sentido quando fui ver "Bohemian Rhapsody" ou "Aladdin", pois as suas músicas e banda sonora são para a vida.
Penso que as mudanças da história fizeram sentido, não só na relação do King Triton com as filhas, como as interacção destas entre elas, bem como o trazer um pouco do tema da poluição para a narrativa, ou até os paralelos que temos entre Ariel e Eric, pois finalmente temos uma backstory para o príncipe, algo que não tínhamos no filme original.
As representações estão bastante boas, os actores principais foram bem escolhidos e a química está relativamente boa. E a essência de ambos (de animação) está lá, e talvez, nomeadamente em Eric, esteja ainda melhor - o que fez-me apaixonar ainda mais por ele... ai, ai... - E, também, posso dizer que gostei bastante da música dedicada a este - até muito mais da que foi criada para Jasmin - além de que foi bem colocada na trama da história.
A animação dos animais, da água, dos movimentos, ou seja, os efeitos especiais estão bastante bons. Gostei de Javier Bardem como Triton, e Melissa McCarthy como Ursula está perfeita. Adorei que a batalha final tenha ficado muito parecida ao que vemos na animação, transportando o espectador para a sua infância. O mesmo posso dizer da estética que ficou muito parecido ao original e do upgrade à cauda de Ariel.
As únicas coisas que não gostei foi: a mudança de cenário, pois não concordo com a localização do reino de Eric ser nas Caraíbas, sendo que podiam ter tratado esse pormenor um bocadinho melhor e, mesmo assim, termos um príncipe que quer abrir o seu reino ao mundo e "fugir" para o ver e conhecer; e da maneira como trataram a cena final de Ariel, quando esta regressa para Eric, pois, para mim, esta é tão icónica que deveria ter sido reproduzida neste live-action; e a Scuttle, achei-a divertida, mas não fiquei fã.
No geral, adorei e vou rever e rever.
Ah! Não posso deixar de mencionar aquele "my little mermaid..." - simplesmente derreteu o meu coração.
Trailer: The Little Mermaid (2023)
Até ao próximo post!
A vossa sussurradora...
Disclaimer: Imagem Pinterest.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!