Mistério da Escrita! | Evento

Olá, Sussurradores!

Há quatro semanas atrás aconteceu o evento "Mistério da Escrita".

Foi uma tarde bem passada, num local acolhedor e que recomendo - ACASADABOAVISTA - a conhecer pessoas novas, autoras que de certo terão um futuro brilhante, e com uma conversa bastante interessante e importante.

Como autora de "Equilíbrio 1 - O Despertar" fui abordada para participar neste evento, numa tertúlia onde se iria discutir a fantasia, a ficção cientifica e as inspirações para os diferentes livros apresentados.

Como tal, foi-me dada a oportunidade de ler os outros quatro livros das minhas colegas autoras e deixo aqui as minhas opiniões e as redes sociais de cada uma.

Foto de Vasco Santos aka @creepysantos
Opinião de "Irmandade" de Mariza Martins:

Livro publicado através de: Chiado Editora

Ano de Publicação: 2015

@mariza_martins_autora
Gostei muito da história, das personagens. Têm vida, personalidade e faz com que me tenha interessado verdadeiramente com elas - ao ponto de querer muito mais!

Gostei da facilidade com que se lê, a narrativa é muito rápida (li-o em 3 dias) e compreende-se muito bem o que se passa. Penso que existam algumas questões por responder e que me surgiram no momento, mas que de certo serão respondidas numa sequela.

Achei interessante que as personagens por vezes se dirijam ao leitor, como se o estivesse a incluir da trama da história. Penso que faça com que realmente se embrenhe nela e a viva com intensidade.

Gostei que seja uma história passada no tempo moderno, apesar da sua mitologia - sou fã de mitologias serem transportadas para o tempo presente (Hello! Sou fã de Sherrilyn Kenyon! ;) )

Achei interessante que a autora tenha optado por apresentar um casal homossexual pois transmite algo mais numa história de fantasia. Mostra uma evolução num contar de história em relação à transformação dos tempos actuais e do que eles significam para um velho ou um novo leitor.

Dito isto, penso que seja um livro um pouco mais adulto, o que acho interessante e que nos dá umas lições bem interessantes sobre amor, amizade e confiança.

Finalmente, gostei da maneira como termina, pois deixa no ar algo mais, talvez para uma sequela - o que espero ansiosamente!

Frase escolhida: "O amor-próprio é importantíssimo. Se não nos amarmos a nós próprios, estaremos para sempre dependentes de que alguém nos ame e isso nunca nos tornará completos. Em vez de esperarmos que alguém nos ame, devemos amar-nos primeiro." (pág. 287)

Opinião de "Ameaça de um Anjo" de Patrícia Lourenço Ferreira:

Livro publicado através de: Chiado Editora

Ano de Publicação: 2017

@lovepeaceandwrite
Achei a história bastante interessante, bastante misteriosa, com talvez certa situações previsíveis, mas que se tornam reconfortantes, de alguma forma.

É um livro bastante descritivo e se não fosse pelo mesmo tipo de ideia ser repetido, seria de mais fácil leitura.

Gostei da interacção entre as personagens, apesar de sentir que algumas personagens mais velhas tenham um ar mais contemporâneo para a idade que têm. A ideia pode ser apenas minha, pois gosto das diferenças e da maneira de agir da diferentes épocas para a época moderna. 

Estou bastante curiosa por saber o que irá acontecer a seguir e se as minhas teorias/perguntas terão resposta. 

Frase escolhida: "Não. Não tenho medo de ti, Ethan. - Respondi-lhe, vendo o seu rosto inalterado. Ele recomeçou a dançar comigo no mesmo ritmo, segurando-me junto a si como se tivesse medo que eu fugisse dele. 
- Mas vais ficar. - Disse baixo para mim." (p.311)

Opinião de "Koldbrann - Rebeldes Parte 1" de Ana Cláudia Dâmaso:

Livro publicado através de: Chiado Editora

Ano de Publicação: 2016

@mazapower
O início foi complicado, mas está mais relacionado com o facto de ficção científica não ser a minha praia em termos de leitura. Contudo, quando me embrenhei na história foi muito fácil ler este livro.

Adorei os desenlaces de certos aspectos da sociedade; o facto de existir algo mais por trás do que é suposto ser um sociedade perfeita para a continuação da raça humana, mas sendo profundamente defeituosa. Admiro, principalmente, a força de Diana, pois não se deixa abalar na sua diferença e irreverência. Porém, num culminar de acções aprende da maneira mais dura que todas elas têm consequências, na maior parte das vezes, catastróficas. A autora, a meu ver, descreveu de forma clara os sentimentos que advêm dessa mesma lição, que vêm de algo mais profundo no ser da protagonista. Penso até que esta mesma lição é o maior ensinamento dado pelo livro.

Sendo um livro mais adulto, acho interessante a junção de diferentes línguas, nomes e gosto do ir buscar de bandas e músicas do tempo presente para um mundo futurístico.

Numa sucessão de reviravoltas, talvez expectáveis ou não, fiquei surpresa com a reviravolta final - convido-vos a ler o livro para a descobrir.

Frase escolhida: "Mas a vida é feita de obstáculos e nós temos de aprender a ultrapassá-los. Se não conseguirmos passar por cima, contorna-mo-los, mas o importante é seguirmos em frente." (pág.176)

"Desleais", o segundo livro desta saga, é pequeno, devido a narrar a acção durante apenas algumas horas, mas sem descurar a intensidade de nos fazer querer mais.

Opinião de "Broken - Despedaçada" de Tânia Dias:

Livro publicado através de: Chiado Editora

Ano de Publicação: 2015

@tniasvcd
Gostei. Gostei da mitologia, da história, do mistério à volta das personagens, da passagem entre mundos. É de muito fácil leitura, fluindo muito bem.

Penso que a parte final seja uma das melhores do livro.

O último capítulo ou última parte, apesar de se ir fazendo mais ou menos menção ao longo do livro, acho que foi um bom toque inclui-lo para se saber como acontece a fuga dos habitantes de Starniz.

Apesar de não ser das minhas coisas favoritas, expressões contemporâneas num ambiente dito medieval, a história é bem conseguida.

Frase escolhida: "Mas a vida é assim, nem sempre podemos tomar as decisões pelas pessoas que gostamos, às vezes só podemos afastar-nos e estar lá para quando elas se quiserem levantar." (pág.382)

Espero que as sigam e acompanhem o percurso delas!

Agradeço também aos bloggers Creepy Santos, pelo seu trabalho espectacular comigo e com as restantes autoras, e The Book Mermaid pelas perguntas que nos fez.

Até à próxima,

IAlexCardoso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião