Iron Man | Opinião

Olá, Sussurradores!

Bom fim de semana! Aproveitem-no da melhor forma! (apesar da chuva... ugh!)

Apartir de hoje - e uma vez por semana - até ao filme "Avengers: Infinity War" estrear, farei uma crítica a todos os filmes da Marvel Cinematic Universe - ou pelo menos daqueles de que ainda não falei no blog. Psst... Podem ver as opiniões de Thor: Ragnarok e de Black Panther carregando nos respectivos nomes.

Ora, primeiro pensei em fazer um post quanto às diferente fases da MCU, porém não teriam muita lógica pelo que decidi fazer uma crítica quanto às diferentes trilogias ou filmes individuais que saíram.

Nestas críticas tenham em conta que aquilo que escrevo está relacionado com os filmes e que não conheço de todo os comics, a não ser por aquilo que vou lendo na internet.

Spoilers ahead!

Por isso, porque não começar pelo primeiro de todos eles?

Iron Man (2008):

Começa com um Tony Stark convencido, engatatão e em que a sua fortuna se concentra nas armas que a Stark Industries produz maioritariamente para o exército.

Ao fazer uma demonstração de uma nova arma, precisamente para este, Stark é raptado e descobre que as suas próprias armas estão a ser utilizadas também pelo inimigo que tenta combater.

Imagem retirada do Pinterest
O seu tempo no cativeiro muda a sua perspectiva e a sua própria humanidade e é onde acaba por ter a primeira ideia para o Homem de Ferro. E a morte de Yensin é o ponto de viragem - "não desperdice a sua vida."

Entre fechar as portas ao armamento na sua empresa, descobrir que está a ser traído por alguém em quem devia confiar, as cenas de Tony a construir o fato e a fazer as suas experiências torna o filme bastante engraçado, bem como a sua interacção com Pepper - são tão queridos! Acho que a junção dos dois actores foi bastante bem realizada pelo casting e produção.

Para o ano em que saiu, é um filme bastante futurista em termos de hologramas no capacete, do próprio fato, a conexão entre computadores, principalmente com o "mordomo" digital que é o Jarvis.

Gosto das cenas finais do filme ao incluir Pepper no seu plano, mostrando que confia nela. E Agent Coulson!

No seu todo, é um filme fixe e muito bom, que não cansa por muitas vezes que se veja.

Cena com Stan Lee: Tony Stark a confundi-lo com Hugh Hefner... hilariante!

Banda sonora: muito boa!

Cenas extra: já algo a prever Avengers. 👍

Trailer: Iron Man.

Iron Man 2 (2010): 

Começa com o senado norte-americano a querer tomar posse do fato do Homem de Ferro e Tony a dizer que ele é o Homem de Ferro, é a sua invenção e que não está para venda. De alguma forma, mostra que o governo tem "medo" do fato e do que Tony pode fazer com ele. E é daqui que parte a intriga do filme, o exército americano a querer ter fatos de ferro próprios.

De um filme para o outro, trocaram o actor que faz de LtC. James Rhodes - melhor amigo de Tony. Tenho a dizer que gosto bastante mais de Don Cheadle. Acho que tem uma energia bastante diferente e é bastante mais engraçada a interacção que ele tem com Robert Downey Jr. do que Terrence Howard teve no filme anterior.

"Super secret boys band." - Só mesmo Tony Stark para chamar aos Vingadores boys band.

"You can solve the riddle of your heart." - Nick Fury. Posso dizer o quanto adoro esta frase? Fury dá uma lição de moral a Stark que o faz ter outra visão sobre a sua vida e até mesmo sobre o seu pai. O que torna as palavras de Howard Stark através do tempo, quando o Tony mais precisava sem o saber, ainda mais importantes.

Imagem retirado do Pinterest
A certa altura temos um easter egg quanto ao herói da estrela no peito e este é o primeiro filme com a Black Widow - tenho a dizer que acho que acertaram em cheio ao escolher Scarlet Johansson para o papel, ela faz com que pareça fácil aquelas cenas de luta.

Tenho a dizer, em certos momentos, que a maneira como eles filmaram a cara de Robert Downey Jr. e Don Cheadle para o que está a acontecer à sua volta (dentro dos fatos) mostra no quão bom actores eles são, dado que devem filmar as suas reacções ainda antes de filmar a cena propriamente dita.

Gostei de ficar a conhecer um pouco mais sobre as personagens e as diferentes interacções que conjugam bem com o temperamento do filme, bem como a luta interna de Tony e a sua evolução.

Gosto que o filme acabe por girar em volta da SHIELD e do que é suposto fazer, mas que não o digam explicitamente.

Cena com Stan Lee: na festa de aniversário.

Banda sonora: uma das melhores dos três filmes.

Cena extra: Thor!

Trailer: Iron Man 2

Iron Man 3 (2013): 

Começa em 1999 e vemos um Tony Stark a ser o que era antes de se tornar no Homem de Ferro: egocêntrico, engatatão, a não pensar nos outros... Gostei que tivessem ido buscar a personagem Yelsin e mostrar como os dois se conheceram, apesar do primeiro não se lembrar.

Já no presente vemos um Tony Stark mais frágil, onde no filme dos "Avengers" viu a mortalidade de perto, lutou contra seres de outro planeta e agora está a sofrer de stress pós-traumático e não o quer admitir, acabando por fazer aquilo que faz melhor, construir fatos para proteger a única coisa com a qual não consegue viver, Pepper.

Adorei o Hapy a ser super-protector, tanto no passado como no presente. E adoro a interacção que ele tem com o Tony.

Imagem retirada do Pinterest
Foi muito engraçado ver Tony a lidar com uma criança. A cena final é do melhor ao oferecer a Harley um laboratório só dele.

Este filme ensina que tudo o que parece no início, pode não ser o que esperamos no final.

Tony e Rhodey a enfrentarem os vilões em roupa casual... Não tenho palavras. Além de hilariante, é uma cena grandiosa com a chegada dos fatos de ferro. Os efeitos são um espectáculo.

Achei interessante que Tony lutasse a maior parte do tempo sem o seu fato o que me faz pensar no inicio do filme onde ele até fez Pepper ser recebida pelo fato, enquanto ele se encontrava na garagem. Será já a sua mente a pensar que apesar de precisar do fato, já não necessita dele? Afinal, o fato ajudou-o a tornar-se num homem melhor.

Gostava de saber como o Tony resolveu o problema de Pepper, e se não o tivesse resolvido, gostava de a ver a lutar nesta Infinity War que está para chegar. Adorei que ela o salvasse no final e a maneira como ele fez desaparecer os fatos de ferro, mostrando-lhe que está resolvido a comprometer-se na relação mais a sério.

E Ben Kingsley mostra neste filme no quão grande actor ele é - a cara do Tony quando descobre o segredo deste é de morrer a rir. Vejam!

Cena com Stan Lee: desfile de moda.

Banda sonora: sempre boa!

Cena extra: ver o Mark Ruffalo de novo como Bruce Banner é do melhor. 👌

Trailer: Iron Man 3

Terminando estas opiniões posso dizer que gostei muito da evolução deste personagem, pois deixa de ser egomaníaco e presunçoso - porque ele sabe que é bom naquilo que faz, e todos nós sabemos que ele o é - para diminuir estas vertentes e tornar-se alguém melhor, alguém que ajuda, que luta e protege, e pensa no bem-estar dos outros. Faz-me pensar que afinal ele tem jeito para ser herói apesar do que diz no primeiro filme: "I'm not the hero type."

Pepper, apesar de não ter nada de especial, acaba por ser o coração do herói, bem como o "grilo falante". Ela é especial precisamente por ser normal e ser a personagem mais humana na trilogia.

Rhodey, uma boa interacção, o bom amigo protector, a "mãezinha" em certas ocasiões.

Happy, uma personagem essencialmente cómica, mas com os seus momentos intensos.

O que pensam desta trilogia?

Até ao próximo post.

Iria Alexandra Cardoso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião