Divergente | Opinião

Olá, Sussurradores!

Espero que a vossa semana esteja a correr bem!

Hoje trago-vos a minha opinião sobre "Divergente" de Veronica Roth.



Original: Divergent
De: Veronica Roth
Livro publicado através de: Porto Editora
Ano de Publicação: 2011




É um bom livro, com alguns paralelos do que poderá ser uma ditadura por parte dos Eruditos e do que eles planeiam fazer, enquanto que os Abnegados possuem uma estrutura de solidariedade e de riqueza, com moderação, para todos, sendo que é essa a característica que os faz "governar". Sendo que os Intrépidos são a força militar do sistema.

Penso que os Eruditos queiram prosperidade à custa do resto, pensando que os Abnegados estão a impedi-los de o fazer. Minam então a confiança destes em relação às outras facções, além de divulgarem que os sem-facção lhes estão a retirar recursos que podiam ser distribuídas de outra maneira. 

Existe um paralelo em relação à passagem da infância para a fase adulta, quanto à tomada de decisões e o ser responsável quanto às suas consequências. Além do querer ser diferente, ou o ser aquilo que realmente se é, após a separação da família, e isso vê-se através da mudança de nome de Tris.

Gostei muito da personagem principal, da sua evolução, da sua maneira de pensar evoluir, mas ao mesmo tempo manter-se fiel a si mesmo e àquilo que é.

A interacção entre Tris e Quatro é desconcertante no início, pois não se sabe o que ele está a pensar e isso frustra-a. Porém, depois das suas primeiras interacções achei interessante a maneira como o seu relacionamento evolui.

Também achei interessante a relação de Tris com os seus colegas iniciados nos Intrépidos e a maneira como cada um responde a ela ser uma Abnegada nesta facção em particular. Odiei Peter com todo o meu ser - aquele rapaz é do piorio.

Algo que retiro deste livro é que o conhecimento pode levar ao poder, mas pode tornar alguém "ignorante" em relação aos outros e ao seu bem-estar.

Frase favorita: "Acreditamos nos gestos simples de coragem, na coragem que leva uma pessoa a defender outra." (pág.153)

Até ao próximo post!

Iria Alexandra Cardoso

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião