O Lírio Vermelho | Livros com Chocolate | Maratona de Verão

Olá, Sussurradores!

Quem roubou o Verão? Digam lá... Quero sol e, apesar do calor sufocante, quero calor também!

Hoje trago-vos mais um livro da minha fase de re-leituras.

E este livro é o primeiro da maratona de leitura de Verão que estou a participar, pertencendo ao desafio 12 - livro com uma personagem LGBT.



Original: Red Lily
De: Nora Roberts
Livro publicado através de: O Quinto Selo
Ano de Publicação: 2007




"O Lírio Vermelho" de Nora Roberts é o que culmina a trilogia n' "O Jardim", a primeira que alguma vez li da autora e a qual me fez apaixonar pela sua escrita e histórias.

Neste livro, vê-se pela primeira vez o que realmente Harper faz nos viveiros da Harper House e achei interessante a autora mostrar-nos como certas coisas se fazem em relação a flores e plantas, mostrando que a própria gosta de trabalhar com a terra.

Ao longo da história descobre-se finalmente quem realmente Amelia foi e o porquê de se encontrar presa na antiga mansão. E é através da ligação que sente com Hayley, a personagem feminina principal deste terceiro livro, que isso acontece, chegando a possuir o seu corpo várias vezes e comunicando principalmente com Roz e Stella, bem como com Harper.

Conhece-se um bocadinho mais sobre Hayley, a sua vida antes de chegar à Harper House, a sua relação com a sua bebé, Lily, bem como a relação desta pequenina com os restantes membros da casa, principalmente com Harper.

Da mesma forma também se vê um bocadinho mais o carácter de Harper, chegando a ser tradicional em alguns sentidos, mas sem o ser demasiado quando pede Hayley em casamento.

Já o nosso fantasma, vilã ou não da história, mostra a todos como morreu, a verdadeira razão pela qual morreu e onde está enterrada. Neste aspecto, a mim chocou-me a cena em si, mas gostei do que Roz fez pelo espírito de Amelia no final. Uma conclusão muito boa e, apesar de triste pela situação em si, é um final feliz para todos.

Para mim, este livro é o mais intenso dos três, tendo um pouco mais de sobrenatural, um pouco mais de magia até, podendo deslindar-se um bocadinho as memórias de uma casa antiga.

Sinto que as personagens se tornaram minhas amigas, fazendo-me preocupar com elas e com o seu bem-estar ao longo do livro. Acontecendo o mesmo com Amelia, pois queria saber o que lhe aconteceu, o que fez, e quem lhe fez o quê.

É um livro com uma leitura rápida, fluída e interessante, com pequenas memórias e pensamentos colocados ao longo do texto que me fez ver o centro da personagem, bem como pequenos pormenores e descrições quanto a flores que, de vez em quando, a autora transmite.

Ora, como este livro pertence ao desafio de livro com personagem LGBT, deixem-me falar sobre David.

David é uma personagem secundária nesta trama toda, mas que neste terceiro livro acaba por ser um pouco central, pois ele é o melhor amigo de Harper desde que eram crianças e torna-se o melhor amigo de Hayley ao longo dos três livros, de tal forma que ela lhe pede para ser ele a levá-la ao altar quando se casar com Harper.

David também é aquele amigo que encoraja Harper a ver Hayley como algo mais do que apenas uma irmã, prima ou até mesmo amiga.

Para mim, esta personagem é o cuidador. Penso até que, sem ela, as outras personagens não sobreviveriam por muito tempo aos Verões quentes do Mississipi. Ele é o amigo que está lá para todas as horas, para a dor, para sair, para a festa, para uma simples conversa.

Tenho a dizer que este é o primeiro livro que li, conscientemente, que tinha uma personagem LGBT - o "Harry Potter" não conta, pois J.K. Rowling só diz que Dumbledore o é já o sétimo livro tinha sido publicado (penso eu... agora estou na dúvida... 😕). E achei bastante interessante esta colocação por parte da autora - David acaba por se tornar numa personagem querida e sem ser uma ou outra menção, nem dava conta desse aspecto.

Frase favorita: "O amor é uma dádiva, Hayley, para ser dada e recebida livremente." (pág.141)

Até ao próximo post!

Iria Alexandra Cardoso

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião