Segredo de Liberum | Opinião

Olá, Sussurradores!

Tenham uma boa semana!

Hoje trago-vos a minha opinião de "Segredo de Liberum" de Susana C. Júdice.



Original: Segredo de Liberum
De: Susana Júdice
Livro publicado através de: Chiado Books
Ano de Publicação: 2018




Este é o segundo da trilogia - penso eu - e segue a história de "Sonho de Liberum" de 2016.

Susana Júdice, que eu conheço pessoalmente pois tive a oportunidade de ir a uma das suas apresentações para o primeiro livro, criou um mundo diferente a que estamos habituados neste estilo de literatura. E, para quem não sabe, eu gostei bastante do primeiro que retrata a aventura de Gweniver e Dominic pelos reinos dos elementos, água, fogo, terra, ar e espírito, este último sendo o que acaba por tornar a história diferente, pois é raro ver-se este poder nas narrativas.

Aquando da derrota de Galium, o reino de Liberum é libertado - e, em consequência, todos os outros que viviam oprimidos pela magia negra de Galium - e a magia pôde voltar às diferentes terras e as pessoas mágicas podiam voltar a utilizá-la sem medo.

Todavia, neste segundo livro, há algo que ameaça a paz, algo que ninguém tinha pensado. Será que Galium deixou descendentes?

E este é o mote para a história e para algo maior - e não digo mais pois seria spoiler.

Este livro é ligeiramente maior em espessura, o que pode ser um bom prenúncio, pois normalmente as continuações o são. E não desilude, realmente.

É uma história emocionante, com os seus momentos divertidos, mais tristes, momentos de conhecimento onde a autora desenvolve um pouco mais o mitologia que criou, sem a tornar demasiado complexa.

Algumas cenas oferecem a sensação de rapidez de acção, a escrita entusiasma, o que torna a própria história rápida de se ler, pois tudo acontece numa questão de alguns dias, não dando descanso às personagens. Gostei da maneira como os capítulos estão divididos, oferecendo os pensamentos e sentimentos das personagens que fazem parte do livro, pois estão escritos na primeira pessoa.

As únicas críticas que tenho é a capa ser demasiado escura e, de por vezes, certas cenas serem demasiado rápidas e de pouco desenvolvimento em termos relacionais e emocionais - porém isto acontece pouco, pois o essencial é a intriga da história e do que se passa na profecia na qual o livro de revolve.

Posso dizer que gostei muito desta continuação e já estou a querer o terceiro e ver como a vida de Liberum se irá desenvolver depois daquele final e de como a profecia que une o bem e o mal irá desenrolar e potenciar esta história de cariz fantástico.

Frase favorita: "Não conseguimos controlar o nosso passado, Seth, mas conseguimos manipular o nosso presente e lutar por um futuro que consideramos melhor. [...] Todos os dias temos a capacidade de nos redimirmos, assumir as consequências das nossas escolhas e sermos a melhor versão de nós mesmos." (pág.325)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião