#SoloAdventure, de Iria Alexandra Cardoso | Apontamentos com Alma

Olá, Sussurradores!

Estamos quase no Natal! 🎄🎅

O post de hoje é um pouco diferente e está relacionado com o evento de apresentação da colectânea "Entre Monstros e Dragões que aconteceu no passado sábado, quinze de Dezembro em Alcântara.


"Era uma vez uma menina que nunca andara da comboio... Até que o teve de fazer.

Uma aventura que começa com a decisão de o fazer sozinha para se desafiar a ela própria... E fê-la pensar que, às vezes, é com medo que se fazem as coisas..."

Esta podia ser a premissa de uma história, de algum conto. E é... a minha.

Deixem-me dizer-vos que sou uma medricas, sofro um pouco por antecipação e, às vezes, sem necessidade nenhuma... Este talvez seja esse o meu maior defeito, pois penso demasiado em tudo e mais alguma coisa e tento planear as coisas ao máximo para que nada me surpreenda... não sou muito adepta de surpresas, tenho de admitir.

Porém, quando me decido a algo que saia da minha zona de conforto, faço-o e até me chego a surpreender. E esse foi caso com esta minha pequena aventura sozinha, a qual apelidei #solodventure no Instagram.

Começou com o preparar a viagem, em que ainda tentei recrutar algumas pessoas para me fazerem companhia, autores do Norte e que estão presentes na colectânea, porém nenhum podia ir à apresentação.

O que fazer agora, pois queria muito ir, mesmo não conhecendo patavina de Lisboa. Então, vou conversando com uma das minhas lisboetas favoritas, a autora Mariza Martins. Entre o decidir e o não decidir, entre o ir planeando mesmo que acabasse por não ir, chega a semana do veredicto final. Vou, não vou... E fui.

Entre comprar o bilhete, uma pequena ida à farmácia pois esqueci-me do Benuron para as dores de cabeça, não fosse o Diabo tecê-las, um reencontro com um velho amigo de escola que me encheu o coração e o encontrar a carruagem certa e o lugar certos, entre o saber se teria que validar ou não o bilhete, a viagem começou.

Três horas sozinha... Leva-se um livro, o MP3, um caderno - não fosse a inspiração acontecer, nunca se sabe, não é? - e um lanchinho... O que mal poderia acontecer? Nada, está claro. Conheci uma bebé muito fofa, com um bom humor de dar graças aos céus, pois animou a minha viagem e a minha ansiedade acalmou.

Quando cheguei a Lisboa era só uma questão de fazer tempo para a minha boleia - a fofa Mariza que me aturou imenso nos dias anteriores e a quem tenho de agradecer por não me mandar ir dar uma volta - e uma hora depois já estávamos a ir para o edifício da Chiado Books e assistir à apresentação de "Entre Monstros e Dragões" que conta com a participação de vários autores, alguns já publicados, outros em que é a primeira vez que o fazem.

Foi uma apresentação pequenina mas que deu para conhecer algumas pessoas, conversar e tirar fotos.

E, como todas as viagens, existem sempre percalços, não é? Eu, lógica como sou, só iria comprar o bilhete quando me fosse embora - está mal! A Mariza pregou-me um grande susto ao dizer que as bilheteiras poderiam fechar por volta das 20h... E já estávamos a jantar! O que se fazia agora? Não havia volta a dar - a solução era dormir na estação... estão a ver o meu dramatismo?

Sorte ou não, um anjo amigo de nome Vítor, outros dos meus lisboetas favoritos, comprou-me o bilhete e a crise deixou de existir. Ufa, que alívio! Pssst! Há sempre solução, nem que fosse entrar no comboio e comprar o bilhete lá dentro - obrigada, Cláudia!

Entre conversas, risos, uma pequena crise, conhecer pessoas novas, tentar não adormecer durante a viagem de volta ao meu Porto, tentar poupar a bateria do telemóvel para ter companhia online, a #soloadventure correu bastante bem.

Venham mais, acompanhadas ou não! 😉

Ah! E o senhor que ia ao meu lado, foi muito simpático em oferecer o seu lugar à janela. Obrigada!

Pode não parecer nada de especial para vocês, meus sussurradores, mas para mim é e assim partilho mais uma conquista com vocês. 😘

Daqui a alguns dias irei partilhar a minha opinião sobre a colectânea, bem como foi fazer parte desta experiência e de escrever algo diferente do tema do meu livro "Equilíbrio 1 - O Despertar".

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Fotos de Luís Moura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião