Entre Monstros e Dragões | Opinião

Olá, Sussurradores!

Hoje trago-vos a opinião de um livro especial de nome "Entre Monstros e Dragões", uma antologia de contos fantásticos projectado por R.C. Vicente.

Foi um prazer ser convidada para participar nesta primeira antologia portuguesa de Fantasia e uma dor de cabeça escrever o meu conto intitulado "Espectros Opostos", apesar de no final gostar bastante dele - enfim, vida de escritora... Espero que gostem dele e dos outros, claro, e que me dêem a vossa opinião no final.



Original: Entre Monstros e Dragões - Volume 1
De: Vários Autores
Livro publicado através de: Chiado Publishers
Ano de Publicação: 2018




Este não é definitivamente um livro qualquer.

Esta colectânea tem 31 contos, em que 18 são de mulheres, o que só mostra que as mulheres são uma força poderosa no que toca a este estilo de literatura.

A minha opinião quanto a este livro é que foi algo bem conseguido, bem escrito, todas as histórias são interessantes, algumas com conceitos bastante curiosos e diferentes daquilo que às vezes temos nas livrarias.

A maior parte são contos fantástico medievais, porém temos outros com diferentes conceitos: um vai buscar a mitologia sul americana, algo raro de se ler; outro que fala num jogo; uns acabam bem, outros acabam de forma triste; outros metem religiões; outros metem o mar; uns recontam histórias antigas; outros pedem continuação ou algo muito mais elaborado, o que adoro! E todos eles acabam por oferecer uma lição, o que acho muito bom no meu ponto de vista.

O único ponto negativo que tenho a dizer é precisamente que a maior parte dos autores focaram-se em fazer histórias com Dragões, talvez devido ao nome do livro. Com tantas criaturas fantásticas que este mundo tem, o Dragão foi a primazia - e mal de mim falo, pois o meu conto possui uma pequena referência a um dragão, apesar da história não ser focada nele.

Tenho a dizer que tenho alguns favoritos, mas um dos que está no meu top 3 é o penúltimo "Carta Suicida de um Monstro" de Tânia Gama. Tem um conceito diferente de todos os outros e que faz pensar se o vilão será um monstro ou um herói.

É um livro que vale bem a pena ler, que vale pelo tópico em si e para mostrar ao público português que a Fantasia Portuguesa vale a pena.

Frases favoritas: "...um dragão jamais aceitaria ter um dono." (pág.88); "...ela tem os seus feitiço, eu só tenho o meu coração." (pág.212)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião