Cosmos | Opinião

Olá, sussurradores!

Rico solzinho, hein? Porém, precisamos de chuva, urgentemente... Esperemos que venha em breve ou será outro ano de seca.

Enfim... Até faz sentido falar sobre este livrinho que me tem acompanhado nos últimos quinze anos.



Original: Cosmos
De: Carl Sagan
Livro publicado através de: Gradiva
Ano de Publicação: 2003




Este livro não foi uma aventura, de todo. Porém, e apesar da minha área não ser a científica e não me entender com essa área no geral, ela acaba por me fascinar desde que me lembro - culpo as séries "Stargate" e "Sailor Moon" por isso, já para não falar de "Star Wars".

A Astronomia fascina-me. Ponto. Não entendo patavina das suas medições e predições e experimentações e coisas que tais, mas simplesmente gosto de ficar a saber sobre algo mais que apenas as políticas terrestres - e sim, acredito que não somos os únicos neste Universo imenso.

Quando me ofereceram este livro, não sei bem com que intenção foi, porém sei que me foi dado por gostar de planetas, de todos os Verões tentar ler as estrelas e encontrar as constelações - uma ciência que ainda me ilude e que faço uma vénia a quem o consegue fazer.

Ora, acabei por pegar neste livro pelo tema, e apesar de existirem partes um pouco mais maçadoras, li-o até ao fim.

Carl Sagan acaba por ter algo na sua escrita que me fez querer terminá-lo. Ele vai desde a Antiguidade até aos nossos dias (aos seus, pelo menos, pois este livro já é dos anos 70/80 do século passado - do milénio passado!) explicando como esta ciência foi estudada e colocada a par de outras ciências que a ajudaram a desenvolver ao longo dos séculos.

O autor vai buscar estudos científicos, outros autores e cientistas, para explicar a evolução do Universo, dos planetas, como nós, Humanos, chegamos até aqui. Sagan descreve e ensina um pouco desta ciência ao comum leigo para que ele se interesse por esta área, nem que seja de uma forma superficial. Posso dizer que, quanto a mim, ganhei um novo interesse por esta área - aquando da leitura do livro que já foi há alguns anos - tentando estar a par da sua evolução e dos desenvolvimentos nas áreas tecnológicas, bem como o ter ganho respeito para quem trabalha nela.

Apesar, de alguma forma, este livro já estar desactualizado, vale a pena lê-lo pelo simples facto de que o autor parece estar a falar com o leitor como se demonstrasse o seu amor pelas estrelas, pelos mistérios que estas guardam.

Para mim, este livro é uma ideia real do que é a Astronomia e o Universo. E para quem gosta do Universo este é o livro pelo qual deve começar.

Frase favorita: "Somos a encarnação local de um Cosmos que toma consciência de si-próprio. Começámos a contemplar as nossas origens: [...] Devemos a nossa lealdade às espécies e ao nosso planeta. Somos nós que nos responsabilizamos pela Terra. Devemos a nossa obrigação de sobreviver não só a nós próprios, mas ao Cosmos, vasto e antigo, de onde despontámos." (pág.392)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião