As Primeiras Quinze Vidas de Harry August | Opinião

Olá, sussurros!

Vamos lá a mais uma semana! Desta vez vem com o calorzinho que convida à praia.

E aqui está mais uma sugestão literária da qual gostei bastante.



Original: The First Fifteen Lives of Harry August
De: Claire North
Livro publicado através de: Edições Saída de Emergência
Ano de Publicação: 2016




Só tenho a dizer UAU!

Harry é uma boa personagem, com as suas dúvidas e questões sobre a sua vida, ou vidas, sobre quem conhece, sobre o que faz nas suas vidas, sobre mudar vezes sem conta o seu próprio passado e, de alguma forma, na minha opinião, é uma personagem inocente que tenta fazer o seu melhor em todas as suas vidas.

Já Vincent é também uma boa personagem porém de uma forma completamente diferente e louca devido ao que está a acontecer na trama do livro.

A maneira de viajar no tempo é completamente inovadora e diferente daquela a que estou habituada em livros e filmes/séries do género e bastante original.

É um livro que não cansa a ler - até mesmo o ir atrás e à frente no tempo enquanto Harry conta a sua história não confunde o leitor - e é uma narrativa bastante dinâmica, repleta de pequenos apartes por parte do narrador que é Harry, pois o livro acontece na primeira pessoa.

A maneira como o livro dá a conhecer os vários oroborianos - as pessoas que regressam à vida depois da sua morte - o poder que lhes é dado acaba por ser uma coisa boa pois podem fazer, de facto, algo bom mas também pode ser bastante pernicioso, como se pode ver com Vincent, o que acho bastante interessante e penso que esta seja sempre a lição a retirar de histórias com viagens no tempo no seu centro, não mexer com a história, ela deve acontecer como sempre aconteceu.

Gostei.

Frase favorita:"O tempo era simples, é simples. Podemos dividi-lo em partes simples (...) Podemos dissecá-lo matematicamente (...) e, contudo, se nos pedem para o explicar em linguagem que uma criança entenda, uma linguagem simples e honesta, não conseguimos. Aquilo que parece que sabemos mesmo fazer com o tempo é perdê-lo." (pág.83)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião