Trilogia "Batman, The Dark Knight" | Opinião

Olá, sussurros!

É sexta-feira!

Aproveitem bem o fim de semana, eu sei que vou.

Trago-vos a review de uma das minhas trilogias de super-heróis favorita, "Batman, O Caveleiro Negro", de Christopher Nolan. Simplesmente adoro e não me canso de ver esta versão do realizador e que Christian Bale é fantástico como o herói.

Pssst... Também gosto bastante dos dois filmes de Tim Burton, protagonizado por Michael Keaton.

Batman Begins (2005):

A primeira vez que vi este filme, sendo fã desta personagem como sou - principalmente por causa de Michael Keaton e Tim Burton nas versões de 1989 e 1992 - achei-o bastante diferente, interessante e mais negro.

Este filme é um início muito bom, mostrando como Bruce Wayne se torna no herói. A maneira como o começo é retratado é através de memórias e como a raiva toma conta de um jovem Bruce, já na universidade, volta a Gotham para o último julgamento do assassino dos seus pais.

É assim que a sua jornada começa, ou terá sido muito antes quando conhece um Gordon mais novo, ainda polícia?

Gosto muito de Christian Bale (Bruce Wayne), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Gary Oldman (Jim Gordon) e Morgan Freeman (Lucius Fox) nas personagens principais - penso que todos eles oferecem algo às personagens que faz com que me preocupe instantaneamente por elas. E tenho a dizer que não é por ser já fã dele há algum tempo, mas Christian Bale como Bruce/Batman é simplesmente fantástico. Sendo que gosto muito da química entre ele e Michael C. - penso que vai buscar um pouco dos filmes de Tim Burton e da relação das duas personagens e ao mesmo tempo torna-os diferentes. Além disso gosto de ver Gary Oldman a fazer a personagem de Gordon, tendo em conta que, a maior parte das vezes, faz de vilão no cinema.

Liam Neeson é um bom vilão para começar estas novas histórias de Batman de Christopher Nolan, dado que é a personagem dele que faz com que Bruce se acabe por tornar no Cavaleiro Negro.

As cenas de acção penso que estejam muito boas e os efeitos especiais são óptimos. A banda sonora penso que seja uma das melhores coisas, acho que foi bem escolhida para o filme.

Tenho a dizer que uma das minhas cenas favoritas seja a de Bruce ultrapassar o seu medo de morcegos, sendo daí que advém o seu alter-ego. Além disso, acho interessante Rachel (Katie Holmes) dizer que a máscara de Bruce é ele mesmo e a sua cara verdadeira seja a de Batman.

Trailer: Batman Begins

The Dark Knight (2008):

Este filme é um dos melhores que temos do mundo do cinema. As performances são extraordinárias, principalmente a de Heath Ledger como Joker, um dos melhores vilões que a DC Comics tem na minha opinião. A loucura, a maneira como ele a transporta para o ecrã, a forma como age sobre ela é simplesmente espectacular. Acho interessante que Joker tenha várias versões sobre como obteve as suas cicatrizes, que queira mostrar que todas as pessoas possam ser tão vis como ele, principalmente quando o Bem é desacreditado. E isso é demonstrado através de Harvey Dent. Porém, no final, Joker mostra que o seu verdadeiro desejo até é morrer, nem que seja para desacreditar Batman que parece não o querer matar por algum estranho moralismo - pelo menos é isso que retiro daquelas últimas cenas.

A química entre personagens é muito boa, gosto bastante de ver Christian Bale, Michael Caine, Gary Oldman e Morgan Freeman nestas personagens e a maneira como interagem uns com os outros, quase como uma dança perfeitamente ensaiada, torna-se aprazível de ver.

Tenho a dizer que gosto mais de Maggie Gyllenhaal como Rachel do que Katie Holmes e nota-se pela química que ela e Christian Bale têm nas poucas cenas que têm. Acho que funcionam muito melhor e tenho pena de como a personagem dela termina.

Posso dizer que me dá um aperto no coração com o pedido de Bruce a Gordon? Porque é isso que sinto de cada vez vejo aquela cena.

As voltas e as reviravoltas que o filme dá são muito boas - como a escolha entre civis e prisioneiros, a escolha de Bruce em tornar-se num inimigo de Gotham, como Harvey Dent (Aaron Eckhart), o cavaleiro branco de Gotham e que poderia ser o substituto de Batman, se torna num outro vilão de Batman, o Two-Face e vira o jogo - mostrando como Christopher Nolan e a sua equipa construíram um filme coeso e nada cansativo de ver vezes sem conta - como eu já fiz.

No geral, é um óptimo filme em que se podem ver vários pormenores desde o seu início para a maneira como culmina.

Além disso é um filme melhor que o primeiro de 2005 e é dizer muito pois, às vezes, as sequelas tendem a descer de nível e de qualidade.

Trailer: The Dark Knight

The Dark Knight Rises (2012):

A meu ver, este filme é o segundo melhor da trilogia. Porquê, perguntam vocês?

Porque este filme é feito a partir de um puzzle intrincado desde o início, contendo elementos do primeiro e do segundo filme.

Ora, este filme passa-se oito anos depois dos acontecimentos do segundo filme - que todos sabemos como termina -  e começa com uma festa em homenagem a Harvey Dent, tendo o crime organizado sido quase desmantelado. E, curiosamente, esta festa passa-se precisamente na nova Mansão Wayne, porém sem o seu anfitrião que pelos vistos está em reclusão desde essa altura.

Sentimentos de perda aparte, Bruce acha curioso o roubo das pérolas da sua mãe perpetrado por uma das empregadas da festa e, por isso, parece voltar à vida e volta a tirar a capa do armário.

Não posso dar mais vivas a Christian Bale e Michael Caine pelas suas performances como Bruce/Batman e Alfred, criando uma relação entre eles muito boa e ao mesmo tempo com o público. Acho-a bastante credível.

Posso dizer que gostei muito de ver o crescimento de Bruce ao longo do filme em termos de voltar ao seu passado, voltar quase a ser aquele menino perdido que vemos no primeiro filme para voltar a ser o cavaleiro de que Gotham precisa - posso dizer que me dói bastante de cada vez que vejo aquela cena com Bane? Porque me dói mesmo! A cena da prisão é essencial, é o sair da escuridão de onde ele se tinha enfiado após a perda de Rachel e Dent - com a sua tristeza e revolta - para ser o guardião, o cavaleiro, o herói que todos conhecem.

Achei a personagem Blake curiosa, quase dando a entender que talvez a história de Batman não esteja terminada no final do filme. Acho que gostava de ver mais de Joseph Gordon-Levitt em futuros filmes do género.

Selina Kyle, protagonizada por Anne Hathaway, também está muito bem, um pouco diferente daquilo em que estamos habituados a vê-la, mas que encarnou o papel de Catwoman muito bem e gostaria de ver mais.

Gary Oldman (Gordon) e Morgan Freeman (Fox) continuam óptimos - gostei do que Bruce fez no final, em relação à sua identidade.

Já o grande vilão deste filme é o ressurgimento de um velho inimigo, do qual não se está à espera - não darei spoilers. Porém, posso falar que acho Tom Hardy terrorífico como Bane, tornando Gotham numa cidade sob cerco - a cena do estádio é assustadora. Também acabamos por encontrar personagens de outros filmes, o que acho fantástico pois acaba por ser o adeus da trilogia.

Os efeitos especiais são muito bons, bem como as performances de todos os actores, onde só apenas no final se fica a conhecer o verdadeiro vilão - dou crédito ao realizador e ao guionista.

A banda sonora é poderosa ao longo de toda a trilogia, pois faz sentir todos os momentos essenciais ao longos dos filmes, ficando muito característica dela.

Trailer: The Dark Knight Rises

Christian Bale é o meu Batman favorito, seguido de Michael Keaton, claro.

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagens Pinterest.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião