Amanhecer | Livros com Chocolate

Olá, sussurros!

Ui! Que dia mais cinzento e chuvoso!

E que tal, aconchegarem-se e lerem este livrinho?


7156518

Original: Breaking Dawn
De: Stephenie Meyer
Livro publicado através de: Colecção 1001 Mundos, Edições Gailivro
Ano de Publicação: 2009




Esta foi mais uma re-leitura que apreciei.

Este é um bom livro, porém não gostei tanto como gostei dos outros três. Porquê perguntam vocês. Simplesmente esperava e queria muito mais da sua história.

A narrativa é boa, uma leitura um pouco lenta, quase aborrecida, em que a evolução da história é simples, com apenas pequenos desenvolvimentos. O casamento de que todos os fãs da saga estavam à espera é descrito de uma forma simples e bonita, a maneira como vemos os pensamentos de Bella ao transformar-se em vampira é interessante e parece que estamos lã com ela e o mesmo se passa com o crescimento e evolução de Renesmee.

Porém, o que salva o livro, sendo uma das partes que mais gosto, foram os capítulos dedicados à vida e pensamentos de Jacob. É interessante ver um outro lado da história, uma outra personagem, e como a autora pode inovar dentro da mesma narrativa. Além disso, temos uma cena muito engraçada que envolve Charlie, pai de Bella, e a sua surpresa com a descoberta do que Jacob é.

Algo que me desapontou foi o desenlace final. Simplesmente achei demasiado simples. Existe um grande tumulto à volta da chegada dos Volturi, sendo que conhecemos muitos mais vampiros (tanto do lado dos Cullen como do lado da realeza), o que previa um grande combate. Todavia, tudo é resolvido de uma forma demasiado... pacífica. Não estou a criticar, pois gostava que todos os conflitos se resolvessem dessa forma, mas numa obra parada em 90% da narrativa, devia nesta parte final possuir algo mais.

Finalmente posso dizer que o que aprecio nesta saga é a simplicidade da história e ao mesmo tempo a sua complexidade devido aos seus três personagens principais, Bella, Edward e Jacob. Cada um com as suas qualidades e defeitos, cada um com os seus pensamentos, com os seus desejos e sentimentos. Cada um com a sua história pessoal que os molda à medida que os vamos conhecendo melhor.

Na minha opinião, penso que esta obra seja maioritariamente sobre o crescimento do "Eu", sobre a evolução de alguém quando existe outro que o aceita e apoia e que não o julga pelas suas decisões. Penso que seja principalmente o aceitar-se a si próprio e não se ter medo de ser quem realmente é.

Algo que me deixa com "a pulga atrás da orelha", como se costuma dizer, é que a saga tem possibilidade de continuação se a autora o assim desejar.

Frase favorita: "Estava a perder a cabeça por não ter a mínima ideia sobre como agir e recear sair dali para enfrentar o desconhecido." (pág.90)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião