O Que Nos Magoa | Opinião

Olá, sussurros!

Terceiro dia da quarentena...

Fica aqui uma dica de leitura para estes dias.

Mantenham-se a salvo!

49004195. sy475

Original: O Que Nos Magoa
De: Diogo Simões
Livro publicado através de: Cordel D'Prata
Ano de Publicação: 2019




Começo por dizer que fiquei bastante surpreendida com este livro, num bom sentido, pois não pensei que fosse gostar tanto.

Diogo Simões, autor do livro, tem uma escrita interessante onde a mistura de palavras simples com palavras mais complexas confere ao texto um sentido de realidade, apesar de achar que existiria um certo exagero por vezes.

Este é um livro com uma temática romântica e misteriosa devido ao segredo de uma das personagens - sendo que primeiro achei uma coisa e depois achei outra, que acabou por se confirmar no final do livro.

Primeiro de tudo, gostei que o centro da acção se passasse numa livraria e que a narrativa aprofundasse certos aspectos da nossa sociedade. Para além do facto de se passar em Leiria, o que achei muito boa escolha e diferente tendo em consideração que muitas histórias do género se passam em cidades de maior dimensão ou com maior relevância.

Por vezes, achei que Francisca tinha uma vida fácil, mas olhando aos pormenores e ao desenvolvimento que vai sendo feito ao longo da narrativa, o leitor vê que não é bem assim. Já com Daniel sabemos logo que a vida dele não é fácil praticamente desde o início, porém achei que em algumas situações seria. Algo que gostei, apesar de ser um texto escrito na primeira pessoa, foi de que temos os dois pontos de vista da narrativa destas duas personagens.

Tenho a dizer que existiram cenas que achei que tenham sido algo exageradas. Contudo, acredito que seja assim devido a ser o primeiro romance, o primeiro amor para as duas personagens principais e por isso as emoções e sentimentos estejam ao rubro.

No geral, é um livro bem elaborado, bem desenvolvido e com um final bom. Francisca e Daniel são duas personagens complexas, reais, mostrando a sociedade que temos em Portugal de uma forma simples mas que chama à atenção para a mesma.

Frase favorita: "...amar é fácil. Demasiado. Amamos o nosso país, os nossos pais, familiares, amigos e namoradas ou namorados... Mas depois estimar esse amor? É isso que é fodido." (pág.246)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião