The Falcon and the Winter Soldier (T1) | Séries com Chá

Olá, sussurros!

Para quem é do Porto: Bom S. João! Que seja uma óptima noite!

Para quem não é, divirtam-se na mesma que o Verão parece estar para ficar.

Comecei a ver uma outra série "C.B.Strike", inspirada nos livros de Robert Galbraith e, para já, está muito fiel - além disso, estou quase a terminar, o que só quer dizer que é uma boa coisa, pois os actores foram muito bem escolhidos para as duas personagens principais e têm uma óptima química.

Já viram?

Ora, vamos ao que interessa... A minha opinião de "The Falcon and the Winter Soldier", série Disney Plus/MCU.

Escrever a opinião desta série foi difícil, admito. Não só por causa das políticas, dos paralelos com o nosso mundo - algo que a MCU faz muito bem - mas também porque a História Mundial está bastante patente nesta primeira temporada da série.

Começo por dizer que ADOREI! Não tenho nada de mal a dizer.

As representações são perfeitas, seja da dupla principal com Anthony Mackie (Sam Wilson) e Sebastian Stan (Bucky Barnes), seja com Emily Vancamp (Sharon Carter), Daniel Bruhl (Baron Zemo), Wyatt Russel (John Walker) e Erin Kellyman (Karli Morgenthau) nos restantes papéis.

A série começa seis meses após os eventos de "Avengers: Endgame" e o primeiro episódio mostra basicamente a vida de Sam Wilson e Bucky Barnes enquanto começam a habituar-se às suas novas vidas: enquanto um volta a trabalhar para o exército, o outro vai às suas sessões de terapia e começa a fazer ou a tentar fazer as reparações possíveis às pessoas que magoou.

Digo apenas isto: quando vi os três primeiros episódios fiquei "Caramba! São poderosos." E a dupla Mackie e Stan têm muita influência nesse pensamento, são simplesmente do melhor, como já estava à espera.

Não vou adiantar muito mais, pois são seis episódios, que podiam facilmente ser facilmente um grande filme.

E, por isso, digo isto: 

- Ao longo desta mini-série, vemos a evolução que os dois personagens principais têm, seja a nível de pensamento, de coração, de amizade entre os dois, de confiança, bem como a sua vida fora do que é o âmbito dos Avengers, como é o caso de Sam e da sua família;

- Vemos a personagem Zemo de outra forma à medida que vamos descobrindo mais sobre a sua vida passada e o que ele pensa sobre os Super Soldados e os Avengers; 

- Vemos um outro lado de Sharon após os eventos de "Captain America: Civil War" e o que lhe aconteceu entretanto; 

- Já John Walker é daquelas personagens que é fácil amar odiar, pois ele toma o escudo a pedido do governo e, apesar de mostrar que tem boas qualidades, existe algo nele que não bate certo e, de alguma forma, acaba por ser a ansiedade das expectativas que todo um mundo tem sobre ele que o acaba por tramar.

- Quanto a Karli é uma vilã com boas intenções, pois compreendo totalmente quais as suas motivações para fazer o que está a fazer.

Tenho a dizer que existiram cenas hilariantes, nomeadamente entre Sam e Bucky - que acho eram muito Mackie e Stan, e para quem já viu entrevistas entre os dois compreende facilmente aquilo que estou a dizer; outras de Zemo, que fazem ter pena dele e ao mesmo tempo ficar zangada com o que ele diz; outras cenas de ficar de boca aberta, principalmente no que diz respeito a Walker, pois aquela cena final do episódio 4 é... nem tenho palavras, é de partir o coração; o mesmo acontece com cenas de Sharon ou Karli; que deixa uma pessoa a pensar. E quem raios é a Val (Julia Louis-Dreyfus)?!

Os temas que a MCU trata nesta série, como o racismo e os transtornos/doenças mentais, são deveras importantes e penso que estejam bem abordadas e contextualizadas, não descurando o que significam em si, mas também o que significam para cada uma das personagens, pois, por exemplo, vemos três tipos de Ansiedade em três personagens diferentes. 

!SPOILER ALERT!

Algumas cenas que tenho de mencionar são: quando Sam conhece Isaiah Bradley (Carl Lumbly) e começa a ver tudo de um outro ponto de vista; a cena "You are free" entre Ayo (Florence Kasumba) e Bucky, que tem um significado enorme na recuperação do Winter Soldier e consequentemente no que acontece mais tarde no episódio, deixando-o estupefacto; a última cena do episódio 4 que é de ficar furiosa!; todo o episódio 5 é simplesmente algo de maravilhoso na MCU, principalmente no que diz respeito a estas duas personagens e só mostra que Sam é o conselheiro/terapeuta que Bucky precisava; o episódio 6 tem muitas coisas boas, como o novo fato de Sam e a sua decisão, bem como o seu discurso poderoso, ou até o facto de tratarem Bucky por Sargento, aceitando-o ou no facto de lhe agradecerem após um salvamento ou até o quão orgulhoso ele está de Sam - todas estas "pequenas" cenas são o culminar de todo o desenvolvimento obtido ao longo dos cinco episódios anteriores (reacções em baixo, transcritas do meu Twitter 😉).

!SPOILER OVER!

A banda sonora teve um misto de temas originais, como de temas que vieram de "Captain America: The Winter Soldier" (2014) e "Captain America: Civil War" (2016).

A estética é muito simples, sem nada a acrescentar, com muito aquele ar de filmes de espionagem, fazendo lembrar até "CA: The Winter Soldier". Os efeitos visuais estão bem conseguidos, tal como seria de esperar.

Terminando, fiquei fã de duas das personagens que apresentaram, Sarah (Adepero Oduye), irmã de Sam, e Torres (Danny Ramirez), oficial da Força Aérea e ligação de Sam, e que espero ver ambos numa segunda temporada ou até mesmo filme.

O que acharam desta série Marvel, sussurros? Deixem o vosso comentário.

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Reacções aos episódios 4/5/6:

Episódio 4:
- The Bucky sass
Mão fazendo gesto de "Ok"
- Sam, the counselor
Coração azul
- Dora Milaje showdown
Bíceps flexionados
- Zemo, the bastard
Cara sorridente com óculos de sol
- WTF, dude?!
Cara com a boca aberta
Símbolos sobre a boca
Cara de choro

Episódio 5:
- Deep breath on that first scene
Cara implorando
- Is that "CA: Civil War" OST?
Cara de choro
- Zemo, the sokovian that lost everything
Cara de pensativo
- Ayo and her little smile
Cara sorridente
- Sam not liking the flirting
Rosto pensativo
- Bucky and his metal arm
Braço mecânico
- Sam and decisions
Bíceps flexionados

Episódio 6:
- New York showdown
Símbolo de colisão
- Hold on! Yep! That's my Cap!
Bíceps flexionados
- Sergeant Barnes
Mão fazendo gesto de "Ok"
- Pinterest DIY Shield
Sobrancelha erguida
- Sneaky Sharon
Rosto com monóculo
- Who the hell is Val?!
Rosto pensativo
- Proud Bucky
Cara sorridente com boca aberta e olhos sorridentes
- Sam, the hero everyone needs
Coração azul
- Happy boys!
Cara sorridente com 3 corações
Corneta de festa
Símbolo de aplausos

Ps: Imagem IMDB.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião