"Dracula", Bram Stoker | Opinião

Olá, sussurros!

Boa férias! Boa semana!

Espero que o fim de semana tenha sido bom e que tudo esteja bem com vocês aí desse lado.

Fui ver "Black Widow"! Ao fim de um e ano e meio sem ir ao cinema voltei com um filme da Marvel Studios e não podia estar mais contente - o último que fui ver foi "Star Wars IX: The Rise of Skywalker". É um filme bom, com muitas coisas boas e com uma cena pós-créditos que irá ser desenvolvida num futuro próximo.

Mais direi na opinião que farei ainda esta semana.

Agora, aqui fica mais uma opinião literária.

Original: Dracula
De: Bram Stoker
Livro publicado através de: Feedbooks
Ano de Publicação: (primeiro ano publicado) 1897

Não sei bem o que dizer sobre este clássico.

Sim, começo por dizer que este livro é um clássico do terror, de fantasia. Porém, para mim, quase não pertence a nenhum destes, mas mais ao estilo dramático.

Começo por dizer que é um livro escrito em diário, tendo os pontos de vista das várias personagens, o que poderia torná-lo interessante. Contudo, para mim, tornou-o o oposto, pois tendo tantos pontos de vista, penso que existam coisas que se perdem com tanta descrição.

A única coisa que me surpreendeu é a personagem Van Helsing, pois não tenho ideia de ele entrar no filme com o mesmo nome e protagonizado por Winona Ryder, Keanu Reeves e Gary Oldman - sinceramente, já vi o filme há tanto tempo que não tenho mesmo essa ideia.

As pessoas falam tanto deste livro que eu estava à espera de personagens cativantes, paisagens terroríficas, momentos de tirar o fôlego... Tudo o que, de alguma forma, o filme também já me fez sentir. Porém, o livro é completamente o oposto.

Não é uma narrativa apelativa, as personagens são sensaboronas - mesmo tendo em conta a época em questão - e as paisagens de pouco ou nada têm de extraordinário. 

No geral, é um livro monótono.

Nota-se que estou completamente desapontada?

Frase favorita: "We want no proofs. We ask none to believe us! (...) Later on he will understand how some men so loved her, that they did dare much for her sake." ("Não queremos provas. Não pedimos a ninguém para acreditar em nós! (...) Mais tarde ele irá compreender como alguns homens a amaram tanto, que ousaram muito pelo bem dela.")

E vocês? O que acham deste livro se já o leram?

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião