"Stardust - O Mistério da Estrela Cadente", Neil Gaiman | Livros com Chocolate

Olá, sussurros!

Boa semana!

Espero que o fim de semana tenha sido óptimo e que tenham passeado muito.

Por aqui, fez-se um pouco de tudo, como passear, limpar, trabalhar e até terminar uma série que achei bem fixe, de nome "Blood and Treasure" - uma série sobre mitos e relíquias roubadas, com personagens engraçadas e apaixonantes. Aconselho para quem gostar deste tipo de história.

Agora, vamos à nossa opinião literária da semana.

Original: Stardust: Being a Romance within the Realm of Faerie
De: Neil Gaiman
Livro publicado através de: Editorial Presença
Ano de Publicação: 2004

Esta foi uma releitura que gostei bastante de fazer por várias razões.

Fez-me voltar a um mundo do qual gostei bastante após a primeira leitura - tinha eu dezassete anos e o filme de 2007 tinha acabado de sair.

Fez-me voltar a conhecer personagens das quais tinha gostado.

Além disso, fez-me ver as diferenças entre livro e filme.

Gostei de o ler na altura em que saiu? Sim.

Gostei desta releitura? Sim.

Porém, neste momento, tenho a dizer que descobri muito mais do que aquilo que estava à espera.

Encontrei nuances que tornam o livro mais adulto e outras que o podem fazer ligeiramente mais infantil. Descobri que Tristran me irrita ligeiramente com certos modos que tem, e talvez seja esse o objectivo, e que Yvaine é bem mais adulta do que aquilo que pensei na altura dela.

Gostei de ler a maneira como Gaiman entrelaça certas informações, como é o caso da  Dama Una, de como os filhos do Senhor de Stormhold vão desaparecendo à medida que a narrativa avança - nunca me tinha apercebido que os que estão mortos têm diálogos e vêem a acção toda, tal como acontece no filme e perguntava-me porque é que era assim nele.

Tem personagens boas, como é o caso das Lilim e de Madame Semele, além disso certas personagens não são tão superficiais como fazem parecer no filme, como é o caso de Victoria.

Para mais, este livro mostra algo que gostei particularmente e que não tinha compreendido aquando da primeira leitura, talvez mostrando sinais do tempo da época dos inícios do séc.XIX: "o acreditar na magia" estava aos poucos a desaparecer, sendo (talvez) substituída pela ciência que estava aos poucos a emergir.

É um livro de leitura simples, muito fácil de seguir e de se gostar para quem estiver virado a ler um conto de fadas diferente e ligeiramente mais adulto.

A única coisa de que tenho pena é que no livro a personagem do Capitão Shakespeare (no filme) seja tão pouco entusiástico, pois é uma das minhas personagens favoritas do filme.

Frase favorita: "Porque (...) todo o apaixonado é no seu íntimo um louco e se julga um menestrel." (p.60)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião