"Dicionário de Calão do Norte", João Carlos Brito | Opinião

Olá, sussurros!

Como estão nesta chuvosa manhã de quarta-feira?

Espero que bem. Porém, se não estiverem, podem sempre adquirir este livrinho do qual falo hoje para rirem, e também para aprenderem, um pouco

Original: Dicionário de Calão do Norte
De: João Carlos Brito
Livro publicado através de: Ideias de Ler
Ano de Publicação: 2021

Adorei!

Não tenho muito a dizer sobre este livro, pois é literalmente um dicionário, com palavras e expressões tão típicas do Norte de Portugal, nomeadamente Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, que vão desde àquelas que mais de conhecem, como "morcão" ou "mandar à fava", como outras menos conhecidas como "lurda" ou "samouco".

Muito aprendi, muito ri com certas expressões que não conhecia, ou que até já conhecia, e não sabia o verdadeiro significado, ou de que zona seriam, ou onde teriam "nascido" - algo que apreciei, pois mostra o estudo que o autor fez para fazer deste livro ainda mais rico no seu interior.

João Carlos Brito é um mestre na nossa Língua Portuguesa, principalmente a do Norte. E será um prazer, "toca e vira", revisitar este livro e relembrar a quantidade de palavras e expressões que existem e que fazem parte da nossa cultura nortenha... E porque não de Portugal?

Expressão favorita: Não é uma das melhores, ou talvez seja, conforme o ponto de vista, mas sempre gostei de: "como o vinho do Porto" - galanteio, normalmente para dar a ideia de que os anos não deixam marcas; tal como o vinho do Porto que, à medida que os anos passam, vai ficando mais apurado, também algumas pessoas melhoram com o avançar da idade. (p.60)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião