Harry Potter and the Half-Blood Prince (2009) | Opinião

Olá, sussurros!

Estamos no final da semana e estamos quase, quase no final destes postes sobre "Harry Potter".

Começo por dizer que gosto de filme e é um dos meus favoritos da saga cinematográfica.

Porém, ao reler o livro (e podem ler a minha opinião do início desta semana), tenho a dizer que há muitas coisas diferentes que ao mesmo tempo são melhores mas que acabam por estragar certas cenas do livro que poderiam ter sido incluídas no filme como, por exemplo, a introdução do novo Ministro da Magia e deste ao Primeiro-Ministro britânico, ou então o vermos melhor a dor de Harry com a morte de Sirius, ou certas cenas em que vemos uma Ginny diferente, algo que no livro é dado ênfase e aqui não.

Falando no filme em si, este realmente aborda os problemas de Voldemort e os seus seguidores estarem de volta, porém deixa de lado a sua história, mostrando apenas a cena no orfanato e com o novo Professor de Poções.

Depois, temos o lado mais alegre da história que vai ter sempre aos Weasley e, desta vez, com os gémeos a terem o seu próprio negócio, oferecendo um ambiente mais suave, em oposição a Hogwarts que terá mais segurança e um ambiente mais pesado, talvez não tanto como no quinto filme mas mesmo assim pesado.

Como no livro, vemos a evolução das personagens, os amores e desamores, bem como o contínuo fascínio de Harry pela magia, não só pelo que vê em casa de Slughorn, mas também pela descoberta do livro do Príncipe Meio-Sangue que está repleto de feitiços e anotações sobre poções. Também vemos muito mais Ginny, apesar de querer tido mais cenas com ela, e o mesmo acontece com Ron e a sua entrada na equipa de Quidditch - que acontece no quinto livro e não no sexto como o filme dá a crer.

Ao longo desta narrativa, vemos muito mais de Draco, oferecendo uma visão triste da sua vida, e em que Tom Felton foi extraordinário na sua representação ao mostrar a dor e o medo desta personagem, o que não possível ver muito bem no livro.

Outra coisa diferente é o romance entre Tonks e Remus ser algo adquirido no filme, enquanto que só no final do livro é que temos a noção do que se passa entre os dois.

É possível ver as semelhanças e as diferenças entre Tom Riddle e Harry, sendo que existe uma cena que não temos no livro, mas em que Dumbledore fica a olhar para o seu aluno favorito como se, finalmente, tivesse percebido algo.

Michael Gambon e Alan Rickman são espectaculares, bem como Maggie Smith, está claro, nunca esquecendo a representação de Daniel Radcliffe e a sua fascinação, e do próprio Tom Felton que neste filme são cinco estrelas. Também temos duas personagens novas em Horace Slughorn (Jim Broadbent) e Narcissa Malfoy (Helen McCrory) em que penso que ambos transportaram muito bem para o grande ecrã as personagens do livro.

É um filme emocional, principalmente triste no seu âmago, com alguns momentos bons, que dá para algumas risadas, mas a estética mostra que o ambiente é tenso, que o mundo está lentamente a mudar, tal como as personagens.

Os efeitos especiais são muito bons, como sempre. Já a banda sonora é como se fosse uma personagem do filme e dou o exemplo do tema "Dumbledore's Farewell" que é simplesmente arrepiante - e como não temos a música de Fawkes a mostrar a sua dor como temos no livro, considero este um bom substituto.

Não posso deixar de terminar esta minha opinião sem dizer que há cenas que realmente ficam na memória, como o levantar das varinhas, oferecendo a alegoria de que existirá sempre luz na escuridão, ou então o sacrifício de Dumbledore e a sua dor ao beber a poção, bem como Harry perceber que Hogwarts é um local lindo e de como nunca se apercebera disso antes - David Yates, em conjunto com J.K. Rowling, partem-nos o coração lentamente ao oferecer-nos cenas diferentes do livro mas que acrescentam algo mais a esta história.

Trailer: Harry Potter and the Half-Blood Prince (2009)

Até ao próximo post! E bom fim de semana! E cuidem das vossas Mães - levem-nas a passear, a almoçar fora, fazer algo que elas gostem, sim? Feliz Dia da Mãe (no próximo domingo)!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Pinterest.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião