"Harry Potter e o Príncipe Misterioso", J.K. Rowling | Livros com Chocolate

Olá. sussurros!

Vai ser mais uma semana curtinha, espero que tenham aproveitado bem os dias off. E, apesar de na passada sexta-feira, ter deixado de ser obrigatório o uso da máscara, excepto em alguns locais, mantenham-se protegidos, sim?

Original: Harry Potter and the Half-Blood Prince
De: J.K. Rowling
Livro publicado através de: Editorial Presença
Ano de Publicação: 2005

É difícil contabilizar a quantidade de momentos e informações das quais me tinha esquecido ao reler este livro - já para não falar que tinha o filme muito mais presente.

Para começar, toda a cena inicial é completamente diferente no filme, pois vemos um Harry a lidar com a dor de ter perdido Sirius no final do livro anterior e não num café a ler o Profeta Diário, o ficar a conhecer as informações relativas ao testamento do padrinho e como tudo acaba por ir ter às mãos do jovem feiticeiro que, de dia para dia, se torna mais adulto.

Depois temos todas as lições de Dumbledore, em que este abre a mente do leitor para quem Voldemort foi em criança, bem como era a sua família. E até os momentos com o novo Ministro da Magia e a pressão que este coloca em Harry para obter informações. Contudo, este último sabe melhor que ninguém que não deve confiar em qualquer um, mesmo que seja o próprio Ministro.

As cenas em casa dos Weasley e alguns momentos na escola, tornam o ambiente deste livro um pouco menos tenebroso que o anterior, porém não deixando de transmitir uma aura de perigo pois agora a comunidade mágica já tem conhecimento que o Dark Lord e os seus seguidores voltaram ao activo.

De uma forma geral, é uma narrativa lenta, com muitos pormenores, mas um pouco mais condensados em relação ao quinto livro da saga, pois os locais a visitar já não são tantos e as informações oferecidas explicam tudo "tim tim por tim tim", o que torna a descrição das mesmas interessante e não tão aborrecidas.

Temos uma evolução a nível de personagens, pois encontramos o trio a ser mais adulto nas suas acções, apesar de a linha adolescente ainda persistir de vez em quando - nomeadamente em assuntos relativos ao coração. Desta forma, começamos a ter um Harry com um temperamento mais controlado, talvez porque tem a noção que as suas acções têm consequências - afinal ele ainda se sente culpado por ter levado Sirius ao Ministério da Magia, tendo como consequência a sua morte. Nesta linha, de alguma forma, também vemos quais as personagens que estão sempre lá quando Harry pede ajuda.

Neste sexto livro, voltamos a reencontrar velhas personagens, como Fleur, Tonks, Remus e Dobby, e conhecemos novas como o Prof. Slughorn ou Greyback.

Não posso deixar de mencionar que temos uma nova visão sobre Draco e a sua família em alguns momentos que nos deixam a pensar e o mesmo acontece com Snape - além disso, neste ponto, para quem já sabe o que acontece no livro final, há muitas pistas neste sexto para a razão de Dumbledore confiar cegamente no Professor de Poções, mesmo que de forma subtil.

Adoro as poucas cenas que temos em casa dos Weasleys - e aonde é que os guionistas foram buscar aquela cena do ataque à casa da melhor família deste universo durante o Natal? Se não se tivessem posto a inventar, poderíamos ter tido mais cenas do livro, como os jogos de Quidditch, ou mais lições de Dumbledore, ou até mesmo como é que Harry começa a gostar de Ginny, já para não falar em mais cenas em que vemos a personalidade mais arisca desta Weasley - algo que não se vê muito nos filmes. Já para não falar na cena do próprio funeral.

Apesar da maneira como termina, gosto bastante deste livro devido ao desenvolvimento que temos a todos os níveis, às informações dadas e aos vários momentos entre todas as personagens que deliciam o fã desta saga.

Frase favorita: "Era importante lutar, dissera Dumbledore, lutar sempre, nunca desistir de lutar, pois só assim se poderia conter o mal, embora nunca fosse possível eliminá-lo completamente." (p.503)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião