Harry Potter and the Deathly Hallows 1 & 2 (2010/11) | Opinião

Olá, sussurros!

Hoje é um dia especial, aqui deste lado do universo... Sim, é o meu dia! Faço anos!

Os últimos meses - os últimos dois anos - têm sido uma montanha russa de sentimentos, saúde mental, choradeira, pensamentos sobre o mundo, sobre a sociedade, sobre o verdadeiro significado do que significa estar neste planeta. E a única conclusão é que não existe uma resposta certa.

Nesta última volta ao sistema solar, tive muitas reflexões, pessoas que vieram e desapareceram, muitos afastamentos, mas também aproximações, muitos abraços e conversas. E muitas mudanças que espero vieram para ficar.

Por isso, aqui fica o meu muito OBRIGADA por continuarem aí desse lado, a apoiar esta geek!

E, assim, termino as opiniões sobre a saga "Harry Potter" com os dois últimos filmes.

O último livro da saga literária "Harry Potter" foi dividido em dois filmes com o mesmo nome, sendo diferenciado por Parte e Parte 2.

Quanto ao primeiro filme:

Mal este começa, temos a noção de que os dados estão lançados e tudo é possível com a crescente ameaça de Voldemort dado que, após a morte de Dumbledore, este fica mais arrojado e começa a mostrar um pouco mais o seu jogo.

É, então, que a Ordem da Fénix decide agir e retirar Harry da casa dos tios dias antes dos seus dezassete anos e levá-lo até casa dos Weasleys. Conhecemos finalmente Bill Weasley e reencontramos velhas personagens como Fleur e Moody. Durante o transporte acabamos por perder duas personagens e temos um ferido em George Weasley que, como sempre acaba por fazer a sua piada.

Temos várias outras cenas, como em casa dos Malfoy, Hermione e os seus pais, e os 7 Potters, não esquecendo a despedida de Harry com os seus tios em que parte foi desviada para a cenas eliminadas do filme principal. 

Continuando e sem falar muito mais do filme para que não seja spoiler a quem ainda não o viu. existe um situação sobre Dumbledore, um casamento, a descoberta de quem é RAB e a maneira como Harry, Ron e Hermione acabam por fazer a grande viagem, tarefa, demanda das suas vidas, descobrindo um pouco mais sobre o professor falecido, bem como sobre Voldemort, tendo em conta os Horcruxes e os famosos Talismãs da Morte - aqui, não esquecendo o livro, tenho pena que não tenham feito com que Hermione fosse mais céptica quanto à história que acaba por ser verdade.

Apesar de este primeiro filme de dois estar bem feito no que é suposto vir do livro, existiram algumas informações que falharam como Ted Tonks, o casamento de Tonks e Lupin, que é bastante importante, ou até mesmo as informações sobre a família Dumbledore.

Aparte disto, está um filme bem feito, não só a nível de representação por parte dos actores, com zangas e discussões, alguma comédia, sempre disponibilizada pelos gémeos, com uma dança entre Harry e Hermione que acrescenta algo mais à negrura que estão a viver - um momento de paz e descontração - e a cena com Bellatrix é simplesmente de apertar o coração - já para não falar no que acontece a seguir, com a perda de mais uma personagem querida dos fãs.

É um filme tenso, triste, em que a dor parece palpável. A estética é lúgubre, mostrando isso mesmo, sendo que, mais uma vez, os efeitos especiais são cinco estrelas, como já é costume.

Algo que gostei foi de que a produção tivesse dado mais tempo a Dobby, o que acrescenta um pouco mais de carinho a este e ao seu sacrifício ("Such a beautiful place to be with friends.").

Terminando, a cena para dividir a primeira e a segunda parte foi bem escolhida.

Trailer: Harry Potter and the Deatlh Hallows Part 1 (2010)

Quanto ao segundo filme:

Este meu favorito estreou oito meses após o primeiro e começa onde o último termina.

Harry lida com a perda de Dobby, com as informações que foi adquirindo, com a tortura a que Hermione foi sujeita por parte de Bellatrix, com as visões que continua a ter de Voldemort e o que este anda a fazer.

Não sei se é possível, mas este filme, aliado à banda sonora com o "Lily's Theme" consegue ser ainda mais sombrio que o anterior.

Para quem não o livro, muitas informações são novas, muitas descobertas são feitas, como Snape e a sua coragem, Dumbledore e a sua visão, de volta à Cãmara dos Segredos, o pequeno duelo de McGonagall com Snape, ou até mesmo o seu grande feitiço para proteger a escola que é simplesmente arrepiante.

E há cenas mesmo assim, arrepiantes, como quando Voldemort volta a Hogwarts e fala aos alunos, ou até a cena na Sala das Necessidades. Depois temos outras que é de querer saltar para o ecrã e ajudar Neville e Luna, Ordem da Fénix e o Exército de Dumbledore, não esquecendo no momento top de Molly Weasley contra Bellatrix Lestrange. Ou ainda de ficar a pensar que Draco poderia ter feito melhor, se assim o quisesse

Claro que o choro está sempre presente ao presenciar a morte de certas personagens, mesmo daquela que ainda se pensava ser vilã ou aquando do aparecimento dos Salteadores, e até quando o grande duelo entre Harry e Voldemort termina.

É um filme que pouco acrescenta, é verdadeiramente repleto de acção, pois esta não pára, há sempre magias a acontecer, informações a saber, cenas em que cada personagem, seja ela principal ou secundária, tem o seu momento grandioso, como Neville que é simplesmente um verdadeiro Gryffindor - gostava de ter visto a avó dele, como aparece no livro.

No geral, penso que esteja um filme bem conseguido, apesar de ter algumas informações em falta ou aprofundadas. Tem  efeitos especiais e uma estética muito boa, com sequências magníficas, emparelhadas com temas de banda sonora espectaculares, como já disse "Lily's Theme", "Neville the Hero", "Courtyard Apocalypse" ou "Statues" e até Hedwig's Theme", e que lhes dão outra dimensão, arrepio pela espinha acima e pele de galinha.

No final, este filme é bom, tem tudo o que possa querer de um final de saga no cinema e acaba por se tornar algo nostálgico, principalmente com a cena final, que é de aquecer e apertar o coração ao mesmo tempo.

Além disso, é especial para mim pois, tal como o livro que saiu no meu primeiro ano da faculdade, este último filme estreou precisamente na semana em que terminei o meu Mestrado e apresentei a minha tese. E assim estará no meu coração. Sempre.

Trailer: Harry Potter and the Deatlhy Hallows Part 2 (2011)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Disclaimer: Imagens Pinterest.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião