"O Gigante com Pés de Princesa", Pedro Fernandes | Opinião

Olá, sussurros!

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Criança e, nesse âmbito, aqui fica um livro óptimo para oferecer às crianças da vossa vida - ou até porque não a vocês mesmos.


Original: O Gigante com Pés de Princesa
De: Pedro Fernandes
Livro publicado através de: Porto Editora
Ano de Publicação: 2022

É um livro pequenino, dedicado aos mais novos, com uma narrativa rápida e alguma rima.

Este livro trata, de forma subtil - ou não, conforme o leitor mais atento - o tema do bullying, neste caso com um gigante que tem pés de princesa, ou seja, tem pés pequenos e é gozado por todos os outros gigantes, menos pela mãe, pois esta ama-o pelo que é e não pelo que tem ou não - o que também acaba por ser um bonita lição.

Ao longo da história temos alusões ao conto de "João e o Pé de Feijão", bem como da Pandemia, o que acaba por tornar este conto num conto actual e não num mero conto de fadas.

Gostei que tenha dois finais, um mais triste e a puxar ao dramático e outro mais alegre em que tudo acaba bem e em que aprendemos a lição de que tudo passa e quando as coisas têm de acontecer, elas irão acontecer. 

Também gostei do pormenor interactivo, pois o livro traz uma régua para a criança medir o seu pézinho e ver se tem pés de princesa ou de gigante.

Frase Favorita: "Os pés crescem, os dentes nascem, as borbulhas desaparecem. Tu és sempre tu. E não deixes que te digam que não és importante. Lembra-te que serás sempre GIGANTE!" (p.44).

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Disclaimer: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião