"Os Homens são de Marte, As Mulheres são de Vénus", John Gray | Opinião

Olá, sussurros!

E esse fim de semana de Carnaval, como está a correr?

Por aqui correu de uma forma óptima, com uma despedida de solteira em grande - não minha, mas de uma amiga muito querida - e agora são três dias de férias!

Leituras e escrita para colocar em dia são as tarefas. Será que consigo?

Livro: Men are from Mars, Women are from Venus
De: John Gray
Livro publicado através de: Albatroz
Ano de Publicação: 2020

Este foi um livro interessante de ler.

Tem algumas coisas positivas e negativas.

No geral, mostra as diferenças entre Homens e Mulheres, a maneira como pensam e actuam em diversas situações que, a meu ver, até deviam reagir, se não de uma forma igual, de uma forma parecida.

Contudo, a minha maior crítica é que o autor focou-se muito mais no que as Mulheres devem fazer pelos Homens, sendo mais compreensivas, mais compassivas quase, dado que Eles são mais silenciosos e têm de lidar com pedidos e situações à sua maneira, em comparação com o que eles devem fazer por Elas.

Compreendo perfeitamente que a maneira de pensar dos dois sejam diferentes, o modo de viver, o modo como cresceram e como o ambiente os influencia, até mesmo com ideias já pré-concebidas de milénios, induz cada um. Porém, não acho que a maneira como o autor faz soar a sua escrita seja a ideal, pois quase faz pensar que as Mulheres devam estar ao dispôr dos Homens.

Penso que sim, somos diferentes, mas acho que se o casal se conhecer minimamente bem e se trabalharem em conjunto as suas diferenças, existem muitas situações descritas no livro que não deveriam existir, pois o Homem também tem de compreender o pensamento da Mulher e como ela se sente em relação a algumas coisas. Ele também tem de aprender a comunicar com a Mulher para que não existam desentendimentos desnecessários e não apenas calar-se, como o autor diz. E vice-versa, ela fazer-se ouvir e não simplesmente ficar calada e aceitar o silêncio dele.

Finalizando, esta acaba por ser um leitura mais ou menos fluída, em que abre a mente das pessoas, sejam homens ou mulheres, nem que seja para compreender "um bocadinho" o pensamento de cada um.

Frase favorita: "Há pequenas mudanças que podem ser feitas sem sacrificarmos quem somos. Esse é o segredo do sucesso das relações entre marcianos e venusianas. Ambos tiveram o cuidado de não sacrificar as suas verdadeiras naturezas, ao mesmo tempo que se mostraram dispostos a fazer pequenas mudanças na forma de interagir. Aprenderam que os relacionamentos poderiam funcionar melhor se criassem ou alterassem algumas fases simples." (p.115)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Disclaimer: Imagem Pinterest.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião