"Ikigai", Hector Garcia e Francesc Miralles | Opinião

Olá, sussurros!

Antes de mais, peço desculpa pelo meu desaparecimento... Infelizmente, a minha Mãe faleceu há quase três semanas e, claro, não tive cabeça ou coração para continuar a postar, sendo que ainda continua e irá continuar a ser uma dor grande, pois ela era a minha maior inspiração, alguém que colocava tudo em perspectiva para esta pessoa ansiosa. A minha Mãe era a minha melhor amiga e apoiante em tudo o que fazia. 

Contudo, em reflexão, comecei este blog, e consequente página de Instagram, pelo meu amor à ficção e para ter um lugar onde desabafar as minhas opiniões -  tudo isto dado desde muito cedo pela minha Mãe, a geek original da família (colocou a ver-me "Ficheiros Secretos" tinha eu cinco anos... Ou "Star Wars", "Star Trek", "Stargate", "Neverending Story", entre muitos outros filmes, séries e livros que inspiram a minha vida hoje em dia).

Assim, e como sei que ela não iria querer que eu terminasse com algo que faz-me feliz, irei continuar  com este blog - contudo, desde já desculpa se, por vezes, desaparecer ou se colocar um post um bocadinho diferente do habitual.

Obrigada por continuarem aí desse lado, a apoiar este espaço.

Agora, vamos a uma opinião que me deu prazer ler e me trouxe conforto, de alguma forma.

Livro: Ikigai: The Japanese Secret to a Long and Happy Life
De: Hector Garcia e Francesc Miralles
Livro publicado através de: Penguin Life
Ano de Publicação: 2017

Apreciei bastante ler este livro e aprender um pouco mais sobre a cultura inerente à vida, nomeadamente a japonese e como é que eles são o povo que tem mais centenários que todos os outros.

Todas as experiências e entrevistas fornecidas aos autores foram esclarecedoras e, em retrospectiva, bastante normais e de senso comum para uma vida plena.

Ikigai é uma palavra que define a felicidade de estar sempre ocupado, mas é muito mais do que isto e é definitivamente um método de vida e de viver que ajuda a ter um maior entendimento sobre o que é fazê-lo, seja na forma de trabalhar, seja no social, seja naquilo que realmente gostamos ou queremos fazer.

Às vezes perguntamo-nos sobre "o que estamos a fazer neste mundo?" se a nossa rotina é casa - trabalho, trabalho - casa, ir sair de vez em quando, mas quase não tendo qualquer significado.

Este livro mostra isso e ajuda a melhorar e a repensar a nossa vida e como queremos ir daqui para a frente e que significado queremos que ela tenha no futuro - se queremos ter uma vida normal, com um trabalho e uma família e qualquer coisa que nos satisfaça e nos faça viver; ou se até queremos fazer algo para mudar o mundo.

Frase favorita: "We have to learn to turn off the autopilot that's steering us in an endless loop." (p.26) ("Temos de aprender a desligar o auto-piloto que nos está a guiar para um ciclo sem fim.")

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Disclaimer: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião