"Shadow and Bone", Leigh Bardugo | Opinião

Olá, sussurros!

Como está a ser essa semana? A minha tem tido os seus momentos, mas vou andando sempre para a frente. E a tentar planear uma viagem em grande... Veremos se tenho novidades em breve.

Agora, vamos à opinião "livrólica" da semana.

Livro: Shadow and Bone
De: Leigh Bardugo
Livro publicado através de: Henry Holt & Company
Ano de Publicação: 2012

Apreciei mesmo muito ler este livro, apesar de não me ter causado arrepios ou já estar a contar com certas situações por ter visto a primeira temporada da série na Netflix.

Contudo, já li o segundo e estou a ler o terceiro, não só porque uma das personagens que mais apreciei é o Nikolai e queria saber mais sobre ele, mas também porque queria ver as diferenças entre os livros e série.

Alina é a típica heroína, bastante diferente das restantes pessoas com quem cresce, vive e trabalha, tendo o seu leal amigo em Mal Oretsev que, para todo o efeito, é o rapaz giro que se toda a gente quer e que ele apenas quer uma pessoa, Alina.

Depois temos o personagem que, inicialmente, parece apenas mal interpretado, mal compreendido e que é o Darkling. É claro que ele tem um passado que é descoberto, em parte, no final do livro, tornando-se no verdadeiro vilão, quando no começo seria a Fold em si.

É uma história com um sistema de magia diferente, pois há essa distinção, em que cada Grisha está ligado a um elemento e que pode ser trabalhado de uma forma diferente, como os "heartrenders" que podem acalmar ou enfurecer alguém, ou os "healers", que também trabalham o corpo, mas para curar alguém.

E depois temos uma narrativa rápida, em que alguma coisa está sempre a acontecer, em que algo está sempre à superfície para ser descoberta e faz com que o leitor queira sempre mais, tornando o livro numa experiência agradável de ler e de pegar no próximo.

Frase favorita: "Your power serves you because that is its purpose, because it cannot help but serve you." (p.114) (Tradução: "O teu poder serve-te porque é o seu propósito, porque não pode evitar mas servir-te.")

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Disclaimer: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião