Thirteen Reasons Why (2017 - 2020) | Séries com Chá

Olá, sussurros!

Com o início do ano lectivo, deixo aqui esta série.

Uma série sobre a escola e os adolescentes e o quanto os adultos deveriam estar atentos aos sinais de bullying, de stress, de relacionamentos entre todos para prevenir desgraças.

Uma série pesada, com três temporadas que acabam por mostrar que os adolescentes têm uma vida secreta e os pais nem sempre têm o controlo sobre os mesmos, pois acham que conhecem sempre os seus filhos.

É uma história dos nossos dias, com um tema que é quase tabu, mas que existe, e em que as vítimas começam a deixar de ter medo de falar sobre as suas violações e os diversos traumas que existem em segredo de uma sociedade que se acha normal, democrática, e em que é suposto ser tudo bom e nada ou ninguém ser mau.

Traumas, principalmente no que diz respeito a uma violação, seja a uma mulher ou homem, e até bullying, não devem ser tomadas de ânimo leve, pois são situações que ficam e moldam a vida de uma pessoa para sempre.

A primeira temporada foi pesada, emocional, mexeu comigo. Podem ler a minha primeira opinião sobre a série aqui.

A segunda temporada, com o resolver da morte de Hannah, todo o peso emocional e drama do grupo de amigos, a maneira como a vida de Bryce leva a reviravolta merecida, bem como a evolução (ou não) da política escolar, faz com que esta história se desenvolva de uma maneira que nos faz pensar mais um pouco sobre a "vida secreta" dos adolescentes e, de alguma forma, dos adultos também. E aquele último episódio levou-me às lágrimas quando Clay começa a deixar a memória de Hannah partir.

Já a terceira temporada foge um pouco à história original, focando-se no desaparecimento e aparente assassínio de Bryce. E a maneira como as pistas evoluem, como a acção vai à frente e atrás até chegar ao último episódio e ficamos a saber quem é o verdadeiro culpado, introduzindo uma nova personagem que vai narrando o desenvolvimento da mesma, deixa-nos a querer sempre mais.

Quanto à quarta temporada, os personagens lidam com todo o stress dos últimos eventos e anos, principalmente Clay, bem como a segurança prometida pela escola que acaba por tornar esta num terreno de combate, mostrando como a juventude norte-americana tem de lidar com certas situações muitas vezes criadas pelos adultos, bem como o que é neste momento ir para a escola nos EUA.

As personagens evoluem, a história evolui, mostrando a coragem necessária para vencer o obstáculo do trauma e contar a alguém para que finalmente a cura comece a ser feita, apesar de levar o seu tempo.

Tal como disse, é uma série pesada, com alguns momentos bons e que faz algo que é raro ver-se em séries ou filmes do género, mostra aquela pessoa que consegue ser amigo de todos os outros, sem qualquer julgamento, sejam eles góticos, desportistas, inteligentes, cheerleaders, da imprensa, entre outros, acabando todos eles por serem amigos dele e a tentar protegê-lo a todo o custo - Clay é simplesmente alguém com quem me identifico, em quase todos os aspectos, mas principalmente neste.

Já viram a última temporada?

E fica aqui o meu conselho: se precisarem de ajuda, falem. E, se quiserem, estou aqui deste lado para vos ouvir.

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Disclaimer: Imagem Pinterest.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Quarta Asa", Rebecca Yarros | Opinião

Indiana Jones and the Last Crusade (1989) | Opinião

"Chama de Ferro", Rebecca Yarros | Opinião