"A Saúde Mental dos Portugueses", José Miguel Caldas de Almeida | Opinião

Olá, sussurros!

Espero que o vosso fim de semana tenha sido óptimo. O meu foi relativamente bom, mas pude ir passear um bocadinho, o que já não é nada mau.

Desde que terminei dois livros espectaculares, "Beautiful Creatures" e "Um de Nós Mente" a semana passada, que estou num "reading slump". Aconselham algum livro para sair dele?

Entretanto, no sábado foi o Dia Internacional da Saúde Mental e, recentemente, tive a oportunidade de ler o livrinho que vos apresento hoje.

Portanto, fica aqui a minha opinião e espero sinceramente que se precisarem de ajuda a nível psicológico não tenham medo de a pedir.

41072332
Tenham uma boa semana.

Original: A Saúde Mental dos Portugueses
De: José Miguel Caldas de Almeida
Livro publicado através de: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Ano de Publicação: 2018

Este livro é pequenino mas dá que pensar.

Dá que pensar na saúde mental em Portugal, nas faixas etárias e qual o género que mais sofre.

Este ensaio mostra a sua história, a sua evolução, a sua descoberta, quais os tratamentos, bem como a explicação de algumas psicopatias mais importantes no nosso país e de onde muitas vezes advêm.

Mostra que a saúde mental está também ligada à saúde física, que tratamentos não farmacológicos deveriam ser mais utilizados, o quão ingénuos ainda somos, principalmente nas novas psicopatias que apareceram nos últimos anos e quase as deixamos de lado porque achamos que não são importantes mas que afligem muitas pessoas. Ter um bom apoio social é bom para que o tratamento resulte e para que a doença mental seja ultrapassada convenientemente.

Tem algumas partes interessantes, principalmente o capítulo sobre os Planos e Legislação referentes à Saúde Mental, pois oferece uma visão do que está ou estava (aquando da conclusão deste ensaio) programado para ser feito nos próximos tempos quanto a este assunto.

Não será necessário dizer que este livro é para aqueles que acham o tema interessante, mas é essencialmente para pessoas pertencentes à área. E, claro, não posso deixar de dizer que me abriu mais um pouco os olhos quanto a este "mundo".

Frase favorita: "...será necessário recentrar os cuidados de saúde mental numa abordagem integrada dos doentes, reconhecendo a individualidade própria e as necessidades específicas de cada um." (pág.21)

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

House of the Dragon (T1) | Séries com Chá

The Giver (2014) | Opinião

Pride and Prejudice (2005) | Opinião