"O Oposto da Caça às Borboletas", Evanna Lynch | Opinião
Olá, sussurros!
Feliz S. João deste lado do universo!
Que seja uma noite em grande, repleta de alegria e emoção!
Aqui fica uma sugestão literária!
Livro: The Opposite of Butterfly Hunting
De: Evanna Lynch
Livro publicado através de: Casa das Letras
Ano de Publicação: 2023
Evanna Lynch protagonizou uma das melhores personagens na versão cinematográfica da saga Harry Potter, Luna Lovegood. E se já a admirava pela sua força, pela maneira perfeita com que a caracterizou, ainda mais a admiro agora pela sua sobrevivência em viver com uma das piores doenças que existe no mundo, a anorexia.
De onde vem esta doença? É, para mim, maioritariamente do foro mental, pois as pessoas olham para um espelho e não se acham belas, mas sim imperfeitas, gordas, quando muitas vezes não o são. É uma doença que implica muito amor-próprio para a superar e, mesmo assim, é muito dificil sair desse "mindset".
Ora, este livro sobre "As Tragédias e as Glórias de Crescer" de Lynch mostra-nos a sua infância, como tudo começou, como tudo decorreu, como a sua família reagiu, a sua estada numa clínica de reabilitação, como escreveu durante anos a J.K. Rowling, como conseguiu o papel de Luna e como ainda continua a lutar contra as suas inseguranças.
É uma visão bastante realista das vivências da actriz, os seus pensamentos mais negros, o seu abraçar da vida, os seus sonhos, e amor pela saga de fantasia, e como esta a ajudou. E, através deste seu diário "negro", ela mostra que o mundo não é perfeito, é cruel, e que a pessoa mais amada, pois ter um lado que ninguém imagina e o qual ela própria não controla.
É uma leitura dura, de fazer abrir os olhos, de olharmos para lá de nós mesmos, olharmos para quem está à nossa volta e pode estar a precisar de ajuda e não saber como a pedir.
Aconselho a quem quer saber mais sobre o tema, sobre a actriz, mas não aconselho a quem esteja a viver esta situação.
Frase favorita: "...e parece-me que é assim que todos podemos ajudar as pessoas que estão a recuperar de distúrbios alimentares. Podemos gostar delas, encorajá-las, ir ter com ela ao ponto onde estão na estrada para a recuperação e guiá-las gentilmente pelo caminho dos sonhos." (Evanna Lynch, p.366)
Até ao próximo post!
A vossa sussurradora...
Disclaimer: Imagem Goodreads.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!