Avatar (2009) | Opinião
Olá, sussurros!
Boa sexta-feira!
Espero que a semana tenha sido relaxada e sem muitas chatices.
Aqui está, finalmente, a opinião de um dos maiores filmes da primeira década do séc. XXI.
Este primeiro filme de "Avatar" é daqueles momentos cinematográficos em que sabemos que algo irá mudar no mundo do cinema.
E digo isto não só devido à maneira como o filme foi filmado e pelos seus fantásticos efeitos visuais, mas por ter introduzido nos cinemas o visionamento de filmes em 3D.
Ora, James Cameron criou uma história, criou tecnologia, criou personagens simplesmente hipnotizantes e que tratam o que é ser humano de uma forma básica e idealizada mas também verdadeira quando confrontada com a parte má do seu ser.
Criou um planeta, uma civilização, com os seus costumes e tradições, leis e regras como já há muito tempo não se via de uma forma pormenorizada, a não ser em livros do género da Ficção Científica - o que é extraordinário!
Sam Worthington traz-nos um Jake Sully militarizado, que cresce e aprende, não só sobre Pandora e os Na'vi, mas sobre si próprio, sobre o que é capaz e o poder que tem sobre as mudanças iminentes no planeta. E também aprende a viver de uma forma real quanto tinha perdido toda a esperança de o fazer.
Depois temos Zoe Saldana como Neytiri, alguém que ensina e que também irá aprender com Jake, sobre a essência do planeta e do poder que os Na'vi têm, mesmo que de forma inconsciente. Irá aprender que os estrangeiros podem ser confiáveis e que um só não faz toda uma espécie.
E, claro, temos Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Joel David Moore, como personagens boas e que só querem o melhor, juntamente com Stephen Lang e Giovanni Ribisi, como as personagens vilãs da história, sendo o poderio económico que leva Jake até Pandora para que este conseguisse uma entrada para a verdadeira razão de militares e cientistas lá se encontrarem.
É uma história de ficção cientifica muito bem conseguida, muito bem interpretada e desenvolvida, sem necessidade uma sequela, apesar de já na altura se ouvir falar nela. Também é uma história que deixa-nos, humanos, a pensar no que fizemos em tempos antigos com os povos indígenas de várias zonas do nosso planeta, bem como sobre o nosso futuro e como o nosso planeta irá recuperar de todas as coisas más que já lhe fizemos.
Os actores têm uma óptima química, e isto é dizer muito, tendo em conta que a maior parte do filme é passado em efeitos visuais devido à forma natural dos Na'vi e do seu planeta.
Tenho a dar cinco estrelas aos efeitos especiais e visuais pois, tal como disse, James Cameron e a sua equipa criaram a tecnologia presente no filme, sendo essa a razão para ter demorado tanto tempo a realizá-lo, pois a história já estava escrita há alguns anos - tenho a dizer que tudo parece tão verdadeiro e tangível, como num filme dito normal.
Já a banda sonora é muito boa e fica no ouvido.
Trailer: Avatar (2009)
Até ao próximo post!
A vossa sussurradora...
Disclaimer: Imagem Pinterest.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!