"Beren and Lúthien", J.R.R. Tolkien | Opinião
Olá, sussurros!
Primeiro sábado do ano, num dia especial... se a minha Mãe fosse viva completaria 64 anos. E se Tolkien fosse vivo 134 anos.
Duas pessoas especiais e com uma mente brilhante, cada um à sua maneira.
Por isso, para celebrar o autor e a leitora, porque não ler este livro?
Este é um conto simples, sobre heroísmo, romance, amor (quase) fadado e que dará origem à família de Elrond e Arwen.
"Beren e Lúthien" está escrito em formato de poema, com várias explicações e momentos em que Christopher Tolkien, filho de J.R.R. Tolkien, fala sobre vários excertos, o que o pai compôs e foi mudando ao longo da sua escrita e reescrita, entre nomes e locais, tendo em conta que esta história é vários "milhares" de anos antes da história conhecida de "Senhor dos Anéis".
Além disso, também consegui encontrar vários paralelos entre este romance e o eventual romance entre Aragorn e Arwen, entre a maneira como Beren e herdeiro ao trono de Gondor são humanos, e Luthien e Arwen são princesas élficas, e até a maneira como os dois casais de conhecem, pois nos anais de "Senhor dos Anéis" diz-se que Aragorn andava a vaguear pela floresta e encontrou Arwen, tal como Beren encontrou Luthien, sendo ambos amores à primeira vista, no meu entender.
É um livro bastante rápido de ler, talvez não tanto para quem ainda não conhece a maneira de escrita de Tolkien, mas as curiosidades descritas pelo seu filho ajudam a aligeirar o seu tom descritivo e a maneira "formal" com que narra o conto.
Além disso, as ilustrações de Alan Lee são lindíssimas e ajudam a visualizar os momentos entre os personagens principais e as que eles vão conhecendo ao longo da sua viagem e da sua vida.
Frase: "Ó coração destemido e corajoso, / A nossa despedida não é hoje! / De resto, entre elfos é sabido / que não se abandona o amor escolhido." (Lúthien, p.187)
Até ao próximo post!
A vossa sussurradora...
Disclaimer: Imagem Goodreads.

Comentários
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!