"Lagom", Lola Akinmade Akerstrom | Opinião

Olá, sussurros!

Então, parece que a Primavera já anda por aí... já apetece roupas mais leves e acreditem que sei do que falo, pois sou uma friorenta de primeira liga.

Por isso, hoje trago-vos a review de um livrinho que considero importante todo o ano.

Original: Lagom:The Swedish Secret of Living Well
De: Lola Akinmade Akerstrom
Livro publicado através de: Headline Home
Ano de Publicação: 2017

Se há coisa que tenho vindo a fazer nos últimos anos é ler livros sobre o modo de viver de outras sociedades, a nível de conforto, a nível psicológico, a nível ambiental. E se há coisa que os nórdicos sabem fazer é isso mesmo.

Neste livro, a autora mostra uma sociedade que sabe viver em equilíbrio com a vida privada e profissional, bem como a nível social.

Não há muito a dizer sobre o livro em si, mostra como podemos trabalhar em conjunto, numa empresa e ter todos os benefícios de uma vida equilibrada, com a natureza, com amigos e familiares, com horários apropriados a todos os estilos de vida, sem sacrificar a nossa sanidade mental.

O que retiro principalmente deste livro é que devíamos viver para trabalhar e não trabalhar para viver e que se governos e empresas realmente se focassem no que é importante neste mundo, muita coisa mudaria por completo as sociedades e para bem melhor.

Frase favorita: "What lagom wants me to do is be more mindful about my emotions, my body and my wellbeing. It wants me to sate my cravings with moderation, rather than deprive them. It also wants me to actively weigh the impact of indulging those desires on other parts of my life. In essence, this means stepping back to assess if an action is a good idea at the moment or not." (p.184) (Tradução: "O que lagom quer que eu faça é estar mais atento às minhas emoções, ao meu corpo e ao meu bem-estar. Quer que eu sacie os meus desejos com moderação, em vez me privar deles. Ele também quer que eu avalie activamente o impacto ao ceder a esses desejos noutras partes da minha vida. Em essência, isto significa dar um passo atrás para avaliar se um acção é boa ideia naquele momento ou não.")

Até ao próximo post!

A vossa sussurradora...

Ps: Imagem Goodreads.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", J.R.R. Tolkien | Livros com Chocolate

The Giver (2014) | Opinião

"Mors-Amor", Sónia Ferreira | Opinião